É o primeiro desafio de um novo trabalho. A estreia do Caxias no Gauchão 2022 será nesta quarta-feira (26), às 19h, contra o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. O tricolor começará o Estadual com o time de transição nas duas primeiras rodadas. Para enfrentar um time jovem, o técnico Rogério Zimmermann, uma das principais apostas do clube para este ano, projeta um Caxias muito perto do seu limite.
— Se eu tiver alguma estratégia, que sempre tem e não só uma, evidente que não vou expor aqui. Com absoluta certeza vamos ter que estar muito bem na parte tática, física, emocional, técnica. Vamos ter que estar próximo do nosso limite, justamente por enfrentar uma grande equipe, jogadores com muito talento, que nos dois amistosos golearam. A estratégia não vou aprofundar, mas evidente que vamos ter que fazer uma grande partida se quisermos pontuar — comentou o técnico grená.
A temporada de 2022 começou com muitas novidades no Estádio Centenário. O Caxias foi o primeiro clube a dar pontapé inicial da pré-temporada no interior gaúcho. O grupo se apresentou ainda no começo de dezembro de 2021. A direção fez uma grande reformulação no departamento de futebol pensando na Série D. O clube trouxe Zimmermann, um técnico experiente e conhecedor de acessos nacionais. Além dele, a diretoria buscou um executivo de futebol com passagem pela Série C, o sonho grená da temporada. Renan Mobarack foi confirmado e a sintonia está afinada com o treinador.
O elenco de jogadores também passou por uma reformulação. Do time vice-campeão gaúcho de 2020, na Arena, em Porto Alegre, apenas o goleiro Marcelo Pitol e o zagueiro Thiago Sales seguem no clube. Os dois jogadores foram destaques na temporada passada, mesmo com o insucesso na quarta divisão. Outros 14 nomes chegaram ao Centenário para o Gauchão 2022, de olho também na Série D do Brasileirão.
Para chegar bem no nacional, a direção procurou formatar um grupo com opções para cada posição. O grande exemplo é a disputa da camisa 9. Zimmermann conta com Giovane Gomez e Matheus Batista. O último trabalhou com o técnico grená no Esportivo em 2021. Ele foi goleador do time com sete gols em 17 jogos. Na criação, Diogo Sodré e Renan Oliveira. Pelos lados do ataque, França, Matheuzinho, Gustavinho e Gustavo Custódio. Na zaga são quatro opções em nível de titularidade: Rafael Dumas, Thiago Sales, Yan Victor e Erick.
AJUSTES FINAIS E ENTROSAMENTO
O último amistoso do Caxias na pré-temporada foi diante do Ypiranga, em Erechim, no dia 19 de janeiro. O grená perdeu por 1 a 0. Depois, a comissão técnica teve uma semana para trabalhar os ajustes finais em todos os setores.
— Foi um ajuste geral. Nós temos que estar muito bem nessa partida em todos os sentidos e todos os setores. Tivemos uma semana de treino, coisa que não estávamos tendo, pois optamos por fazer jogo e dar ritmo. Essa última semana foi projetada para dar os últimos detalhes e envolve todos os setores, tudo aquilo que imaginamos que vai acontecer na partida — explicou o comandante do Caxias.
Com um grupo reformulado, o técnico não estipula um prazo para o elenco estar em um nível satisfatório de entrosamento. Segundo Zimmermann, a concentração está no adversário da primeira rodada:
— Não tem um número, não saberia projetar, por mais experiência que tenha no futebol. Pode acontecer variação na competição. Você pode fazer uma grande partida e na seguinte não ir bem. Aquilo que nós apresentarmos na primeira partida não quer dizer que vamos fazer em todas as outras. Nesse momento, eu tenho que estar concentrado só neste jogo. Não estipulo prazo, mas a gente sabe que tem que aproveitar o tempo que você tem e tentar colocar uma maneira de atuar segura já nas primeiras partidas.
Quanto ao fato de não encarar o time principal do Grêmio, Zimmermann ponderou que, o grupo de transição do time da Capital está melhor fisicamente e até com ritmo superior ao comandado por Mancini.
— Neste momento, acredito que o grupo do Grêmio que vai jogar conosco está melhor preparado que o outro (o principal), porque começou antes, fez mais amistosos, está com ritmo de jogo. As duas equipes, no mesmo patamar físico, daí podemos desenvolver sobre isso. Por isso que o Grêmio vai jogar com essa equipe, pois está melhor preparada no momento — contou Rogério Zimmermann antes da viagem para Porto Alegre.