O início do Caxias no Campeonato Gaúcho não foi da maneira que o torcedor grená esperava. Nem tanto pela derrota para o Grêmio, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (26), na Arena, em Porto Alegre. Mas apesar de ter criado bastante, a equipe do técnico Rogério Zimmermann não conseguiu superar os meninos do time de transição do Tricolor e mostrou pouco poder de finalização para vazar o goleiro Felipe Scheibig.
Os gols do Grêmio foram marcados por Elias Manoel, enquanto o Caxias não conseguiu ter poder ofensivo nem mesmo quando fez o seu - Heitor acabou marcando contra com as costas após o goleiro tentar afastar a bola. No domingo (30), às 16h, o Caxias volta a campo, quando recebe o São José-PoA no Centenário.
Antes do primeiro minuto, o Grêmio quase abriu o placar. Rildo fez boa jogada e a bola sobrou para Pedro Lucas. O meia tricolor finalizou e Pitol foi obrigado a fazer difícil defesa. A resposta do Caxias, aos quatro, Renan Oliveira limpou na entrada da área e mandou um chute com perigo, que Felipe Scheibig interceptou mandando para a linha de fundo.
Aos 13, o Caxias chegou perto de fazer o primeiro. A bola cruzada para a área passou perto do pé de Giovane Gomez e sobrou para Matheuzinho, que finalizou e o goleiro do Grêmio novamente apareceu bem, mas o atleta grená já estava em impedimento.
O Caxias conseguia segurar o confronto. Porém, a qualidade individual de Rildo fez a diferença para o Tricolor. O atacante recebeu pela esquerda, limpou dois na marcação e fez cruzamento certeiro para o meio da área. Elias Manoel apenas teve o trabalho de empurrar para as redes e fazer o 1 a 0 para o Grêmio.
Apesar de um bom começo de jogo, o Caxias foi para o intervalo perdendo o confronto em Porto Alegre.
No começo do segundo tempo, aos dois minutos, a equipe grená - que teve o time mantido por Zimmermann - chegou à frente com Giovane Gomez. Porém, o centroavante não conseguiu fazer o domínio legal e o chute saiu pressionado pela marcação e foi pela linha de fundo.
Aquilo que poderia se tornar a tentativa de vantagem para o Caxias, se tornou em vantagem para o Tricolor. Aos sete, Elias Manoel recebeu pela direita e invadiu a área. Ao fazer o corte para o meio, Rafael Dumas deu um "rapa" no centroavante rival. O árbitro Leandro Vuaden marcou a penalidade, cobrada com força pelo próprio Elias Manoel, com força, sem chances para Pitol: 2 a 0 Grêmio.
Com a desvantagem, o Caxias se lançou ao ataque. Aos 13, França recebeu na direita e chutou cruzado para boa defesa de Scheibig. Aos 19, novamente o goleiro gremista apareceu, após Diogo Sodré - que acabara de entrar - finalizar no canto esquerdo. Aos 23, após uma sequência de escanteios, a bola foi cruzada para a área e Batista cabeceou para fora.
A pressão nas cobranças de escanteio gerou o desconto. Aos 29, Marcelo cobrou fechado para a área, Felipe Scheibig tentou fazer o corte de soco, mas a bola bateu nas costas de Heitor e foi para o gol, ainda que nem tenha balançado as redes. O 2 a 1 para dar um ânimo na reta final.
Porém, apesar de tentar buscar a igualdade, o Caxias parou na afobação de seus jogadores e na falta de efetividade de seus atacantes. Derrota na estreia grená.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho 2022 - 1ª rodada - 26/01/2022
Grêmio 2x1 Caxias
GRÊMIO
Felipe Scheibig, Felipe Albuquerque, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes; Jhonata Varela e Bitello (Gazão, 33/2°); Pedro Lucas, Rildo (Guilherme Azevedo, 23/2°) e Vini Paulista (Matheus Frizzo, 23/2°); Elias Manoel (Wesley, 17/2°). Técnico: César Lopes
CAXIAS
Marcelo Pitol, Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales e Rennan Siqueira (Jonathan, 27/2°); Amaral e Davi Lopes (Vidaletti, 38/2°); Matheuzinho (Willian, 17/2°), Renan Oliveira (Diogo Sodré, 17/2°) e França; Giovane Gomez (Batista, 17/2°). Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Elias Manoel (G), aos 31min do primeiro tempo e aos 8min no segundo. Heitor (G), contra, aos 29min do segundo tempo.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Michael Stanislau e Otavio Legramanti.
Cartões amarelos: Davi Lopes (C)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.