Perder para o Minas, fora de casa, não foi o maior problema do Caxias do Sul Basquete, na noite desta quinta-feira (27). O revés para o atual campeão da Copa Super 8 por 83 a 62, em jogo válido pela segunda rodada do returno do Novo Basquete Brasil (NBB), evidenciou o esgotamento físico dos jogadores do time do técnico Rodrigo Barbosa.
Sem contar com dois atletas lesionados e com um recuperando da covid-19, a equipe caxiense sofre com apenas seis atletas da rotação principal e vários jovens que ainda buscam a consolidação no esporte.
Na próxima terça-feira (1), o Caxias do Sul volta a jogar no Ginásio do Sesi. A equipe recebe o Rio Claro, em confronto direto por uma das vagas aos playoffs.
O primeiro quarto começou equilibrado até pouco mais da metade do período. O Caxias Basquete conseguiu ficar na frente do marcador por quase seis minutos, até a bola de três pontos de Corvolán cair e deixar o placar em 9 a 9.
A partir daí, o Minas conseguiu abrir uma certa vantagem no confronto. Com boa ação defensiva do pivô Renan Lenz, que aplicou dois tocos nos ataques do Caxias do Sul, o time mineiro acabou quarto com 17 a 13.
Se no primeiro período Caxias do Sul viu o rival buscando a virada, coube ao time gaúcho tentar o mesmo no segundo quarto. O empate veio faltando cerca de seis minutos e meio para o fim do período, quando Eddy recebeu passe de Cauê Verzola e fez o 22 a 22.
O Caxias até teve a oportunidade de virar, mas não conseguiu e o Minas abriu novamente. A equipe de Rodrigo Barbosa se desconcentrou e, para piorar, teve Cauê fora dos minutos finais do primeiro tempo. O Minas abriu e foi para o intervalo com 41 a 27 - e 24 a 14 na parcial.
Na volta dos vestiários, Caxias do Sul conseguiu reduzir a vantagem para 10 pontos, com 43 a 33. Porém, novamente o time gaúcho desconcentrou e os mineiros dispararam e fecharam o quarto com 22 pontos de frente, com 68 a 46 no geral e 27 a 19 na parcial.
No período final, o Caxias conseguiu mostrar um jogo de mais vontade, apesar do desgaste, enquanto o Minas se manteve firme, garantiu a boa margem no placar. Apesar de o Caxias ter vencido o último quarto por 16 a 15, a equipe de Belo Horizonte teve 83 a 62 no placar final do confronto.