Desde que foi confirmada a permanência do Juventude na Série A de 2022, a diretoria alviverde monitora o mercado para a reforçar a equipe, que já passa por mudanças no elenco. Rafael Forster, William Matheus, Jadson, Chico, Capixaba e Ricardo Bueno são algumas das figuras desta temporada que ficam para o ano que vem.
Por outro lado, nomes como Douglas, Marcelo Carné, Vitor Mendes, Quintero, Wescley, Michel Macedo e Guilherme Castilho não seguem no Verdão, além da indefinição da manutenção do volante Dawhan, que possui em mãos uma proposta de renovação com Ju e uma oferta do exterior.
Em fase de montagem do elenco para 2022, o Juventude já anunciou a contratação do goleiro César, do meia Rodrigo Bassani e do atacante Hélio Borges. Pensando nisso, montamos uma lista com dez sugestões de reforços para a equipe alviverde, com base na realidade financeira do clube e no perfil de atleta que costuma dar certo no Ju.
Os nomes incluem, em sua maioria, destaques da Série B de 2021, mas estão presentes, também, jogadores que disputaram a Primeira Divisão deste ano cujos contratos encerram em 31 de dezembro.
Marcelo Boeck
O goleiro de 37 anos disputou a Série A de 2021 pelo Fortaleza e foi titular em grande parte do campeonato. O atleta tem seu vínculo encerrando com o Leão do Pici ao fim do ano e não deve permanecer na equipe, uma vez que o clube cearense já conta com Filipe Alves, além de ter anunciado, na última terça feira (21), a contratação de Fernando Miguel, ex-Juventude.
Ivan
O lateral-direito foi grande destaque do Caxias nas temporadas de 2020 e 2021, onde chegou a ser eleito para a seleção do Gauchão. A qualidade na bola parada e a capacidade em atacar e defender com eficiência levaram o jogador de 29 anos ao Goiás, para a disputa da Série B deste ano. A equipe esmeraldina conquistou o acesso à Primeira Divisão, mas Ivan entrou em campo somente oito vezes na competição. O vínculo do atleta com o Goiás se encerra ao fim deste ano.
Paulão
Ex-jogador do Inter, o defensor de 35 anos defendeu o Cuiabá no último Brasileirão e não deve permanecer na equipe mato-grossense. Com o contrato se encerrando neste final de 2021, está livre para negociar. Porém, o alto salário pode ser um empecilho.
Danilo Boza
O zagueiro de 23 anos defendeu o Santos no último Brasileirão, mas não permanece para 2022. Ele estava emprestado pelo Mirassol-SP, detentor do seus direitos federativos.
Matheus Bidu
O lateral-esquerdo é cria da base do Guarani e é, desde o ano passado, um dos grandes destaques do Bugre. Na Série B de 2021, o jogador de 22 anos teve quatro gols e cinco assistências, além de ter sido um dos líderes em desarmes da competição e eleito para a seleção do campeonato. O vínculo do atleta com o Guarani vai até março de 2023.
Willian Maranhão
O volante canhoto disputou a última Série A pelo Atlético-GO e foi titular absoluto do Dragão, onde jogou 47 partidas, sendo 34 no Brasileirão. Com características defensivas, não possui gols ou assistências. O contrato do jogador se encerra em 31 de dezembro, e a equipe goiana não deve renovar com o atleta.
Arthur Rezende
Terceiro homem de meio-campo, Arthur Rezende aparece como sugestão para substituir Guilherme Castilho. O atleta de 27 anos foi o maior destaque do Vila Nova na Série B de 2021, onde foi eleito o melhor jogador da posição. Na competição, o jogador teve três gols e três assistências. O vínculo com o Tigre vai até 30 de novembro de 2022.
Jean Carlos
Eleito para a seleção do campeonato, o meia-atacante canhoto foi o grande nome da campanha do Náutico na Série B de 2021. Na competição, o camisa 10 de 29 anos tem 11 gols e nove assistências. O vínculo do atleta com o Timbu vai até 31 de dezembro de 2022. Porém, o jogador interessa ao Grêmio e teria propostas do Exterior, o que deve dificultar qualquer tipo de negociação com o camisa 10.
Moisés
O atacante de lado da Ponte Preta foi figura importante da Macaca durante a Série B de 2021. Além de ter sete gols e quatro assistências, o habilidoso jogador de 25 anos foi o melhor driblador da competição. Com contrato longo, o vínculo do jogador com a Ponte Preta vai até abril de 2024.
Erison
Pertencente ao XV de Piracicaba, o jovem centroavante de 22 anos disputou a última Série B pelo Brasil-Pel, sendo talvez, o único destaque da equipe que foi lanterna da competição. Titular absoluto do Xavante e com oito gols marcados no campeonato, o jogador canhoto tem vínculo com o XV de Piracicaba até maio de 2023.