A ACBF confirmou o favoritismo e garantiu sua vaga na final do Gauchão de Futsal de 2021. A classificação veio em um confronto equilibrado e que acabou com empate em 3 a 3 diante do Passo Fundo, na noite deste sábado (11), em Carlos Barbosa. No primeiro duelo, a equipe laranja havia vencido por 4 a 2, fora de casa.
Com o resultado, a ACBF irá disputar o título em um clássico contra o Atlântico, de Erechim, em dois confrontos. O Galo eliminou o Lagoa Futsal na outra semifinal. As duas equipes mais vencedores da história recente do futsal gaúcho se enfrentaram há poucos dias pelas quartas de final da Liga Nacional, em duelos emocionantes. Na ocasião, o time de Edgar Baldasso levou a melhor.
Na semifinal do Estadual, a ACBF ampliou a vantagem conquistada no jogo de ida ainda no primeiro tempo do duelo em Carlos Barbosa. Pedro Rei anotou o primeiro gol faltando 14 minutos. Quatro minutos depois, Richard recebeu passe de Fernando e ampliou o marcador. Antes de ir para o intervalo, o Passo Fundo conseguiu diminuir a vantagem, com Bruninho.
No segundo tempo, a equipe do Passo Fundo empatou o placar nos minutos iniciais. Em um duelo movimentado e com boas chances para os dois lados, a expulsão de Ian, do Passo Fundo, oportunizou a vantagem número à ACBF, que aproveitou com Rocha: 3 a 2.
Ainda antes do final da partida, o Passo Fundo acionou o goleiro-linha e empatou o jogo novamente. Porém, não teve forças para encontrar o quarto gol e forçar a prorrogação.
Por ter melhor campanha, o Atlântico decidirá o título em casa. O primeiro duelo, em Carlos Barbosa, está previsto para quarta-feira (15).