As Gurias do Brasil de Farroupilha não conseguiram acabar com o favoritismo do Inter. Depois de perder o jogo de ida por 6 a 1, elas precisavam de uma vitória por goleada para conquistar a vaga na final. O que não aconteceu. As Gurias Coloradas, jogando no Sesc Protásio Alves, venceram por 10 a 0 e disputarão o título. Os gols foram marcados por Rafa Travalão, duas vezes, Wendy, quatro vezes, Fabi Simões, Shashá, Belinha e Jullia.
Com isso, as meninas do rubro-verde vão enfrentar quem tropeçar no duelo entre Grêmio e Flamengo de São Pedro — na partida de ida, as Gremistas venceram por 9 a 1. Se vencerem o próximo confronto, elas garantem vaga no Brasileirão Feminino A-3.
O jogo
A partida começou movimentada no Sesc Protásio Alves. Logo aos quatro minutos, as Gurias Coloradas chegaram a balançar as redes. Leidi cruzou, Shashá dominou na pequena área e chutou para o gol. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento da atacante.
Dois minutos depois, no entanto, Wendy não desperdiçou. Keka perdeu a bola no meio de campo e Mari Pires lançou para Rafa Travalão, que cruzou na cabeça da uruguaia, dentro da pequena área. Sem chances para Sabrina. Placar aberto em Porto Alegre e vantagem ampliada para as Coloradas: 1 a 0 — 7 a 1 no agregado.
As Gurias Coloradas ampliaram 10 minutos depois. Leidi cruzou na área, Leticia não conseguiu afastar e Wendy tomou a posse de bola. A atacante uruguaia não conseguiu fazer o domínio, no entanto, sobrou nos pés de Rafa Travalão: que não desperdiçou. Estufou as redes e marcou o segundo do Inter.
Quatro minutos depois, ela mesma ampliou. Da entrada da grande área, a meia-atacante arriscou e mandou no lado esquerdo da goleira Sabrina: 3 a 0 para as Gurias Coloradas.
O Brasil de Farroupilha teve chance para descontar aos 29. Luana recebeu de Bruna Lisandra, na entrada da grande área, e finalizou para o gol. No entanto, Vivi ficou com a bola. Aos 31, Rafa Travalão tentou fazer o terceiro dela. Novamente, chutando de longe, mas Sabrina ficou com ela.
Aos 42, além da desvantagem no placar, o Brasil de Farroupilha também ficou em desvantagem numérica. Após cometer falta na entrada da grande área, a arbitragem apresentou o segundo amarelo e mandou a lateral Yasmin para o vestiário.
Nos acréscimos da etapa inicial, aos 46, Fabi Simões ampliou. Chutando do meio da rua, a vice-artilheira do Inter não deu chances para a goleira Sabrina: 4 a 0. Na comemoração, o simbólico punho cerrado, em alusão à causa antirracista. As Gurias Coloradas ainda marcaram o quinto no último minuto do primeiro tempo, com Wendy.
Na etapa complementar, o Inter ampliou antes do primeiro minuto. Na grande área, Belinha cruzou para Wendy mandar, de cabeça, para o fundo da rede: 6 a 0. Ela mesma ampliou quatro minutos depois. Desta vez, com assistência de Mai.
As Gurias Coloradas marcaram o oitavo aos 13. Shashá recebeu de Mariana Pires e arriscou da entrada da grande área. Sabrina chegou a encostar na bola, mas não conseguiu impedir que fosse para o fundo da rede.
Aos 15, Jullia fez o segundo dela com a camisa do Inter. Leidi cobrou falta na direita de ataque e mandou para a grande área. Ari subiu e quase empurrou de cabeça para as redes. Mas a bola foi sobrar nos pés de Jullia, sozinha na esquerda, mandar para o gol: 9 a 0.
O Inter fechou o placar aos 34, com um golaço de Belinha. Ela mesma roubou a bola de Yasmin Ramos, dominou, passou pela zagueira Leticia e chutou de longe no ângulo da goleira Sabrina: 10 a 0. Placar fechado. E classificação do Inter a mais uma final de Gauchão Feminino.
Ficha técnica
Semifinal do Gauchão Feminino — volta
Inter 10x0 Brasil de Farroupilha
Inter
Vivi; Leidi, Bruna Benites (Belinha, int), Sorriso (Isa Haas, int) e Ari; Djeni (Mai, int), Mari Pires e Rafa Travalão (Mileninha, int); Shashá, Fabi Simões (Jullia, 8'/2º) e Wendy (Maranhão, 11'/2º). Técnico: Maurício Salgado.
Brasil de Farroupilha
Sabrina; Adri, Leticia, Joyce (Bianca Vergani, 25'/2º) e Yasmin; Laysa (Andressa, 9'/2º), Keka (Bianca Bender, int) e Bruna Lisandra; Fran Barbosa (Yasmin Ramos, 25'/2º), Luana (Vick, 25'/2º) e Yasmin Tanque (Duda, 44'/1º). Técnico: Fernando Varani.
Local: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre
Gols: Wendy, aos 6 e aos 49, Rafa Travalão, aos 16 e aos 20, Fabi Simões, aos 46, do primeiro tempo; Wendy, aos 1 e 5, Shashá, aos 13, Jullia, aos 15, e Belinha, aos 34, do segundo tempo.
Árbitro: Ruggeri Damasio Amaro da Fontoura, auxiliado por Luiza Naujorks Reis e Tais Regina Ruver.
Cartões amarelos: Yasmin, Joyce, Luana e Fran Barbosa (B), Mari Pires (I)
Cartão vermelho: Yasmin (B)