A temporada 2021 entrou para a história do Bento Gonçalves Futsal (BGF). Pela primeira vez em sua trajetória no futsal gaúcho, o time da Capital Brasileira do Vinho conquistou o título da Série Ouro de Futsal, estampando a sua primeira estrela em seu escudo. De quebra, o time comandado por Vaner Flores carimbou passaporte para a disputa inédita na Taça Brasil de Futsal.
Na final, realizada no sábado (20), no Ginásio Municipal Darcy Pozza, o BGF derrotou o Paulista, de Pelotas, no tempo normal, por 4 a 3. Na prorrogação, goleou os visitantes por 5 a 0, levando o torcedor ao delírio com a taça em mãos. É o segundo título conquistado pelo BGF em sua história.
Além do título, o BGF foi destaque nos prêmios individuais. Com a melhor campanha da Série Ouro, sofrendo uma única derrota em toda a competição, o time do técnico Vaner Flores finalizou o campeonato com o melhor ataque, contando com os artilheiros Matheus Mello e Lucão, ambos com 12 gols; e a defesa menos vazada, prêmio que foi recebido pelo goleiro Dani. Além disso, o eleito melhor atleta da Série Ouro de 2021 foi Matheus Mello.
Desde 2019, o Rio Grande do Sul conta com duas competições de futsal em disputa. A Série Ouro, conquistada pelo time de Bento Gonçalves, é conduzida pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão. A Liga Gaúcha, que conta com ACBF, Atlântico e Assoeva, principais equipes do Estado, é controlada pelos próprios clubes, que romperam com a Federação no final de 2018.
Agora, o BGF direciona o seu foco para a Copa RS, na qual também está na final. A decisão valendo o título será diante do Figueira, de Tupanciretã. O primeiro confronto ocorre no sábado (27), na casa do adversário.