Para Marquinhos Santos, a derrota para o Flamengo por 3 a 1 no Maracanã é atribuída a qualidade do adversário, que hoje ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e está classificado para a decisão da Copa Libertadores da América. Em entrevista coletiva, o técnico do Juventude explicou a sua intenção ao escalar a equipe com três zagueiros, porém justificou que os movimentos de ataque dos cariocas seriam muito difíceis de bloquear.
— Não enfrentamos qualquer equipe. Encaramos o Flamengo, que vem atropelando todos os adversários no Campeonato Brasileiro — disse Marquinhos Santos, detalhando qual era a sua estratégia inicial e os motivos de não ter dado certo:
— O Flamengo teve vantagem em todos os setores no primeiro tempo. Tínhamos a intenção de compactar as linhas, já que não tínhamos Jadson e Dawhan. Como apenas tínhamos o Ricardinho, puxamos o Castilho proteger o setor central. Atrás, uma linha de cinco para tentar tirar o jogo deles em amplitude, mas com movimentação e dribles, não conseguimos ter a proximidade e a cobertura. Nós deveríamos ter competido mais e concentrado melhor no início de partida.
O Ju retorna do Rio de Janeiro nesta quinta-feira e no dia seguinte começa a preparar-se para o confronto com o Grêmio, que ocorre no domingo, na Arena. A equipe porto-alegrense é um rival direto do Verdão contra o rebaixamento. Para o técnico alviverde, a equipe precisará estar mais concentrada para a sequência de decisões que terá pela frente.
— Vamos juntar os cacos de cabeça fria para a sequência do nosso campeonato, que é contra Grêmio, Ceará e Bahia. Agora entramos em uma competição que é a nossa, por isso temos que ter um melhor desenvolvimento mental do jogo, com nível de concentração, para pontuar nesses nove pontos seguintes e ter um parâmetro maior — concluiu Marquinhos Santos.
Na 15ª posição, com 28 pontos, um a mais que o Bahia, que abre a zona do rebaixamento, o Ju agora terá uma sequência de três confrontos diretos contra o Z-4 nos próximos três finais de semana. No domingo (17), às 18h15min, enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. Depois recebe Ceará e Bahia no Estádio Alfredo Jaconi.