A partir das 15h de domingo, serão definidos os últimos classificados para as quartas de final da Divisão de Acesso e os times que serão rebaixados à Terceirona em 2022.
No Grupo A, que tem os três representantes da Serra, União-FW e Veranópolis já estão classificados e duelam em Frederico Westphalen pela liderança da chave e a vantagem em confrontos posteriores. Na teoria, são as únicas duas equipes que entram em campo de sangue doce.
Dos outros seis times, cinco brigam pelas duas vagas restantes na segunda fase – o Passo Fundo não tem mais chances. Com 18 pontos, o Cruzeiro tem a vantagem de atuar pelo empate, mas encara o desesperado Passo Fundo, lanterna da chave, no Vermelhão da Serra. Logo atrás, estão Brasil-Fa e Glória, com 15. A vantagem pelo saldo de gols é do rubro-verde de Farroupilha, que ocupa a quarta posição e recebe o Igrejinha, nas Castanheiras. A equipe do técnico Raone Gomes conta com o apoio do seu torcedor para garantir uma das vagas à próxima etapa.
Fora de casa, o Leão de Vacaria, comandado por Alê Menezes, encara o Tupi, que tem 14 pontos. Precisa vencer e ainda torcer por resultados paralelos para não ficar pelo caminho.
Já no Grupo B, a situação está encaminhada, com Guarany, Lajeadense e Avenida classificados. A última vaga está entre São Paulo e Inter-SM. Na disputa contra o rebaixamento, o São Gabriel, punido com a perda de seis pontos, ainda será julgado na próxima semana, mas está virtualmente na Terceirona em 2022.