Nas últimas semanas começou a se intensificar a movimentação de organizadores, delegações e profissionais envolvidos com a realização da 24ª edição das Surdolimpíadas, que vão ocorrer em Caxias do Sul. Seguindo calendário olímpico (realização de quatro em quatro anos), os jogos estavam previstos para ocorrer em dezembro deste ano, mas, em função da pandemia, foram adiados para a primeira quinzena de maio de 2022, entre os dias 1º e 15.
Nesta semana, o Comitê Organizador Local recebeu a visita do britânico Martin Bogard, Diretor Técnico de Esportes da ICSD (Comitê Internacional de Esportes para Surdos) e também Diretor Técnico do Badminton, uma das modalidades esportivas presentes nos jogos surdolímpicos. Em sua passagem pela cidade, acompanhado pelo caxiense Gustavo Perazzolo, que é o Presidente Interino do Comitê Internacional dos jogos, Bogard visitou a Escola Helen Keller, com o intuito de divulgar para os alunos surdos o evento e falar da importância dos esportes e do seu legado.
Bogard também visitou as instalações previstas para receber as mais de 20 modalidades esportivas que farão parte dos jogos. Além disso, o CEO do Comitê Organizador Local, Richard Ewald, fez uma apresentação ao britânico de como está o planejamento em todas as frentes.
- Martin Bogard é uma referência em Surdolimpíadas. Para se ter uma ideia, essa será sua 10ª participação nos jogos. A presença do Bogard aqui é de extrema importância para compartilhar sua experiência e trazer mais ideias para o evento. Tenho convicção de que ele retornará seguro e impressionado positivamente com a estrutura que está sendo preparada para receber a Surdolimpíada -disse Ewald.
Em 24 edições, esta é a primeira vez que uma cidade localizada na América Latina sediará o evento. Recentemente, representantes de federações de diferentes países também estiveram em Caxias conhecer locais de competição e hospedagem, o que deve se intensificar até o final do ano.