Foi um Juventude irreconhecível. Especialmente na segunda etapa, quando tentava reverter a desvantagem no placar, o time alviverde se desorganizou e acabou derrotado pelo Sport por 3 a 1, na Arena Pernambuco, na noite desta quarta-feira (6). Os gols dos donos da casa foram marcados por Zé Welison, Mikael e Chico. Paulinho Boia, de pênalti, descontou.
A equipe alviverde volta a campo no sábado (9), às 21h, contra o América-MG, em jogo que marcará o retorno do torcedor às arquibancadas do Alfredo Jaconi.
Em um jogo truncado e com poucos espaços na marcação, os dois times começaram o confronto se estudando e sem criar muitas oportunidades. Pelos lados do campo, o Ju buscava chegar ao gol do adversário, mas sem ser eficiente.
Em cobrança de falta lateral, Capixaba tentou direto, mas Mikael desviou e tirou da direção da meta. Aos 26, em contra-ataque rápido, Guilherme Castilho avançou em velocidade e optou pela jogada individual. Na área, finalizou sobre o gol. No minuto seguinte, na resposta dos donos da casa, a zaga do Ju afastou de cabeça e Hernanes, no rebote, finalizou com força, rente à trave.
Aos 33, após erro de Zé Welison, a bola sobrou na intermediária para Sorisso, que chutou sem direção. O Juventude era melhor, mas quem abriu o placar foi o time pernambucano. Everaldo cruzou com força pelo lado direito e Zé Welison desviou de cabeça. A bola acertou o ângulo, sem chances para Douglas: 1 a 0.
Empolgado com a vantagem, o time pernambucano melhorou no duelo e impediu que o Ju voltasse a levar perigo. Vendo a necessidade de ter uma equipe mais criativa, Marquinhos Santos realizou três mudanças no intervalo. Entraram Paulinho Boia, Wescley e Wagner para as saídas de Jadson, Sorriso e Capixaba.
Na primeira tentativa, em bola parada, Wagner cobrou escanteio e quase marcou o gol olímpico. Mailson espalmou. No minuto seguinte, em contra-ataque, o Sport foi letal. Zé Welison encontrou Mikael totalmente livre na área. O centroavante recebeu e acertou um chutaço para marcar o segundo.
A partir do 2 a 0, o jogo ficou aberto e o Juventude teve sua melhor oportunidade aos 12 minutos. Em jogada bem tramada, Paulinho Boia recebeu de Wescley, pedalou para cima da marcação e chutou colocado. A bola explodiu no travessão e saiu. Porém, foi só.
O time alviverde, perdido em campo, viu os pernambucanos empilharem chances nos contra-ataques. Aos 19, em velocidade, Zé Welison arrancou para a área e finalizou para grande defesa de Douglas, que também abafou a tentativa de rebote com Mikael. Na sequência da jogada, Hernanes também tentou de fora da área e o goleiro do Ju fez a defesa.
O domínio dos donos da casa se confirmou aos 23. Em cobrança de falta, Chico ganhou de Quintero e cabeceou no ângulo: 3 a 0.
A partir daí, o que se viu foi o Juventude com a posse de bola e o Sport optando unicamente pelo contra-ataque. Aos 33, em lance na ponta direita, Michel Macedo foi derrubado na área. Pênalti que Paulinho Boia bateu e converteu para descontar.
No final, em cobrança de falta, o goleiro Douglas se chocou com o atacante do Sport e não teve condições de seguir. Como já havia feito as cinco substituições, o Ju precisou colocar William Matheus como goleiro. Mesmo com a improvisação, o placar seguiu o mesmo.
FICHA TÉCNICA
24ª rodada
Ilha do Retiro
Sport 1x2 Juventude
Juventude
Douglas; Michel Macedo, Juan Quintero, Vitor Mendes e William Matheus; Dawhan, Jadson (Wescley, int.) e Guilherme Castilho (Ricardinho, 27/2º); Capixaba (Paulinho Boia, int.), Sorriso (Wagner, int.) e Roberson (Castillo, 17/2º). Técnico: Marquinhos Santos
Sport
Mailson, Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison e Hernanes (Pedro, 37/2º); Everaldo (Paulinho, 37/2º), Gustavo (Chico, 17/2º) e Mikael (Tréllez, 22/2º). Técnico: Gustavo Florentin
Gols: Zé Welison (S), aos 35min, no primeiro tempo. Mikael (S), aos 3min, Chico (S), aos 23min, Paulinho Boia (J), de pênalti, aos 34min, no segundo.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa), Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (Trio de Santa Catarina). VAR: Wagner Reway (Fifa-PB).
Amarelos: Everaldo, Hernanes (S), Michel Macedo, Wagner (J).