A passagem de Rafael Jaques no comando do Caxias foi encerrada nesta sexta-feira (22). O clube grená informou a decisão, em comum acordo, para a saída do treinador, que chegou ao Estádio Centenário para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, no mês de maio.
O último jogo do treinador na equipe grená foi no domingo passado, na derrota por 3 a 0 para o ABC, em Natal-RN, na partida que decretou a eliminação do Caxias na fase de quartas de final e o fim do sonho do acesso na temporada 2021. Junto de Jaques, saem do clube o auxiliar Célio Pretto e o preparador físico Anderson de Lazari.
O treinador e sua comissão comandaram o Caxias em 20 jogos, com sete vitórias, sete empates e seis derrotas, com 20 gols marcados e sete sofridos. Dessas, Jaques ficou na beira do campo em 16. Nas outras quatro, Célio Pretto foi o responsável pelo time — Jaques ficou de fora de três partidas por conta da covid-19 e uma por suspensão.
A pressão pela saída do técnico ainda durante a Série D foi grande, por conta dos resultados e das situações que incluíram a demora para vacinação contra a covid. Após a queda do time em Natal-RN, a sequência do treinador era algo quase inimaginável.
A próxima competição do Caxias é o Gauchão 2022. A pré-temporada deve começar no início de dezembro, mas pode ser modificada dependendo da confirmação do início do Estadual.