A grande luta do Juventude é a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A cada rodada que passa, o desafio aumenta, principalmente pela ausência de vitórias na competição. Já são seis partidas sem vencer e, mesmo assim, o Ju tem alternado momentos dentro e fora da zona de rebaixamento.
Em 28 rodadas, o Juventude esteve no Z-4 somente em quatro oportunidades. Na quarta rodada, quando perdeu para o Palmeiras por 3 a 0, na 21ª com o tropeço para o Athletico-PR, por 2 a 1, depois da derrota por 3 a 2 para o Grêmio na 27ª rodada, e nesta quarta-feira (27), após a vitória do Santos sobre o Fluminense, por 2 a 0, em jogo atrasado da 23ª rodada.
Ainda restam 10 jogos, ou seja, 30 pontos ainda em disputa. Atualmente, o Verdão soma 29. O número projetado para não ser rebaixado é de 43 ou 44 pontos. Portanto, ainda faltam, no mínimo, 14 ou 15 pontos. Isso obriga o Juventude a buscar quatro vitórias e dois ou três empates para alcançar a pontuação. Cinco vitórias seria o cenário ideal.
— A gente faz o cálculo de, em média, 43 ou 44 pontos, que aí alcançaremos o primeiro objetivo, que é ficar na Série A. Posteriormente, com o decorrer dos jogos, sonhar com a Sul-Americana — afirmou o volante Dawhan.
Atualmente, o aproveitamento do Juventude na competição é de 34,5 %. Para escapar do rebaixamento, o Ju precisará de praticamente 50% dos pontos disputados. Os jogos que ainda faltam pro time alviverde são: Bahia, Inter, Chapecoense, Fluminense, Atlético-MG, Atlético-GO, Bragantino, Fortaleza, São Paulo e Corinthians. São cinco em casa e outros cinco como visitante.
— Não adianta só jogarmos bem e não ganhar. Nós precisamos da vitória e estamos fazendo por onde. Com certeza, as vitórias irão vir — finalizou Dawhan.
Os jogos restantes para o Juventude no Brasileirão
- Bahia (casa)
- Inter (casa)
- Chapecoense (fora)
- Fluminense (casa)
- Atlético-MG (fora)
- Atlético-GO (fora)
- Bragantino (casa)
- Fortaleza (fora)
- São Paulo (fora)
- Corinthians (casa)