O Esportivo conseguiu um grande feito neste sábado (4). Após golear o Rio Branco-PR por 4 a 1, na Montanha dos Vinhedos, a equipe de Bento Gonçalves confirmou a classificação à segunda fase da Série D em sua primeira participação no campeonato. Terceiro colocado, o time, que chegou a correr o risco de não disputar a Quarta Divisão, vai encarar o Santo André na próxima etapa.
— (A classificação) Representa bastante, por todas as dificuldades que todos sabem. A primeira coisa é cumprimentar os atletas, pelo esforço que fizeram, mas pela questão emocional. É muito difícil fazer um placar para não depender de outros resultados — valorizou o técnico Rogério Zimmermann.
Após a confirmação da vaga, o treinador citou por várias vezes na entrevista coletiva o trabalho desenvolvido pelo presidente Laudir Piccoli e a importância de o clube manter a perspectiva de participar de competições nacionais nos próximos anos. Segundo ele, só assim o clube conseguirá se manter ativo:
— O Esportivo precisa jogar campeonato nacional. O Estadual é muito importante, mas eles se restringem a pouco tempo. O clube precisa dar um outro passo. E essa era uma experiência fantástica de participar. Até agora, fomos bem. Podemos cair na próxima fase, mas fizemos seis pontos no primeiro turno e 12 pontos no segundo. Vencemos três das últimas quatro partidas. Tem muita coisa para comemorar e, a partir de segunda-feira, pensar na segunda fase.
Para Zimmermann, a goleada na última rodada não dará mais confiança ao grupo de jogadores. Ela apenas externa o grande trabalho que vem sendo feito em Bento Gonçalves na competição, mesmo com todas as dificuldades desde a montagem do grupo.
— A classificação expõe o trabalho que vinha sendo feito. Isso não vai deixar o time mais confiante. Se não tivesse com confiança, não se classificaria. Agora, vem a valorização externa — destacou o técnico alviazul.