O prazo para inscrição de novos jogadores no Campeonato Brasileiro Série D encerra nesta sexta-feira (10), e o Caxias optou por não contratar novos atletas para a sequência da competição. Além da falta de calendário para oferecer, já que o número restante de jogos na temporada é incerto, e a dificuldade financeira para novos investimentos, o clube não trouxe reforços por decisão da comissão técnica, que acredita que o atual elenco está preparado para levar o clube ao acesso.
— Foi uma opção nossa, da comissão técnica, junto com o Ademir, entrar na fase de mata-matas com o grupo que temos. Nós entendemos que o grupo vem crescendo individualmente e coletivamente, ganhando confiança nos jogos. Por isso, a nossa confiança é de 100% nesses jogadores — explicou o técnico Rafael Jaques em entrevista coletiva.
Ao longo da primeira fase, o Grená contratou o zagueiro Rafael Lima, o volante Karl e o atacante França. Contudo, o zagueiro Henrique, o meia Felipe Tontini e o atacante Juliano deixaram o elenco. Em número de jogadores, é o mesmo elenco que iniciou o Campeonato Brasileiro Série D.
Para encarar a Portuguesa, Jaques não confirmou se dará sequência ao esquema 3-5-2 utilizado nos últimos três jogos, ou se vai retomar a formação 4-3-3 que iniciou a competição. Desse modo, o zagueiro Erik e o atacante Jean Dias disputam um lugar no 11 inicial.
— É uma das opções que temos (o 3-5-2), já que nas últimas partidas utilizamos essa formação. Também temos possibilidade de retornar para aquilo que fizemos em boa parte do campeonato, já que treinamos as duas formas — comentou o treinador, destacando também várias virtudes da Lusa:
— Espero a Portuguesa muito agressiva, como foi nos jogos da primeira fase. É um time que sabe pressionar o adversário e contra-atacar muito rápido, com boas movimentações ofensivas e grandes jogadores. Por merecimento, foi líder do seu grupo, em um trabalho de continuidade do Fernando (Marchiori) — disse Jaques.
Caxias e Portuguesa se enfrentam no domingo (12), às 15h, no Estádio Centenário. O jogo de volta pela 2ª fase da Série D ocorre em 18 de novembro, em São Paulo.