Um dos esportes mais populares do Brasil, o Skate ganhou ainda mais espaço no cenário nacional após a estreia da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Visando ampliar cada vez mais sua participação no mundo esportivo e incentivar o crescimento da categoria no país, o Juventude fechou uma parceria com o atleta caxiense Patrik Mazzuchini, 32 anos.
Com mais de 20 anos de experiência e vivência no esporte, o atleta será o primeiro representante da modalidade na história do clube, vestindo o uniforme alviverde em competições nacionais e internacionais. Além disso, utilizará as estruturas do Ju para treinamento físico e recuperação.
Patrik iniciou sua trajetória no skate cedo e aos 14 anos já participava de campeonatos e colecionava conquistas. Aos 25 anos, tornou-se o primeiro skatista profissional da Serra Gaúcha na modalidade street. O atleta acumula conquistas expressivas tanto no cenário nacional como internacional.
Em 2006, ficou em 2º lugar no circuito Freeday Sul Brasileiro e garantiu o 1º lugar besttrick no circuito QIX amador, assim como em 2007. Em 2011, foi campeão do Circuito Gaúcho e ficou em 4º no Circuito Brasileiro. Em 2013, foi campeão da Challenge Your Self, em Criciúma. Os resultados garantiram boas colocações no ranking profissional brasileiro nos anos subsequentes.
Fora do país, Patrik também tem um currículo vencedor. Em 2012, no Circuito Danm AM Amsterdã, foi 3º lugar no besttrick. No mesmo ano, foi 9º no Circuito Mundial de Skate, em Roma e top 15 no Circuito Mystic de Skate, na República Tcheca. Em 2018, foi campeão da promoção latino-americano Citycup da Adidas e 6º lugar na OI STU Open – etapa mundial. Em 2020, Patrik foi finalista da promoção mundial “Skate Inside” do Street League.
Novo atleta alviverde, Patrik falou sobre o sentimento de representar o Ju.
— - Muito feliz em dar início a parceria com Juventude, um clube de muita história e tradição. Essa parceria é um marco para o skate caxiense. Essa é uma batalha que a gente vem buscando a anos, que o skate seja visto de uma forma positiva — disse o skatista, também destacando o crescimento da modalidade:
— Fico feliz que as olimpíadas tenha trazido à tona o quão bonito é esse esporte. É uma grande conquista. O skate já vinha de um crescimento muito grande tendo cada vez mais praticantes.
Conforme o vice-presidente de Marketing do Juventude, Fábio Pizzamiglio, ter um representante em uma modalidade diferente do futebol faz parte de um processo de expansão da marca Juventude e de apoio ao esporte.
— O skate é um dos esportes mais populares do país e a cada ano vem ganhando mais espaço. Então, por isso, acreditamos que aliar a força da nossa marca com um atleta de expressão no cenário nacional, pode ser benéfico não só para o Juventude, mas para a evolução da modalidade como um todo — comentou o dirigente.