O Juventude se afastou da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro no melhor estilo. Com gols de Ricardo Bueno, Dawhan e Guilherme Castilho, o Verdão fez 3 a 0 no Santos e deu um salto da tabela de classificação do Brasileirão. Além do gol, Castilho foi o nome da partida, contribuindo também com duas assistências em uma partida que, embora tenha apresentado um placar elástico, foi de enormes dificuldades para o Verdão.
Na defesa, o goleiro Douglas Friedrich fez três intervenções importantíssimas para assegurar o empolgante resultado do Papo. O Ju volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (2), às 18h15min, quando enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo.
Primeiro tempo equilibrado
Apostando na velocidade pelo lado esquerdo do ataque e na capacidade criativa pelo outro lado, o técnico Marquinhos Santos optou pela escalação de Sorriso e Wescley na equipe titular. O capitão William Matheus também retornou ao sistema defensivo. Entretanto, apesar no equilíbrio na posse de bola e do Ju ter ocupado mais o campo ofensivo, quem criou as principais oportunidades foi o Peixe, em escapadas pela esquerda.
A primeira ocorreu aos 11 minutos. O lateral-esquerdo Felipe Jonathan foi na linha de fundo e cruzou rasteiro para a conclusão de Léo Baptistão dentro da pequena área. De carrinho, William Matheus conseguiu o bloqueio. Na sequência, em lance parecido, o lateral santista foi novamente novo e cruzou para o cabeceio de Baptistão, que raspou a trave direita de Douglas Friedrich.
Para tentar corrigir essa liberdade que a equipe paulista tinha pelo lado esquerdo de ataque, Marquinhos Santos mexeu no posicionamento alviverde. Guilherme Castilho passou a atuar na ponta direita, enquanto Wescley foi para o centro. A medida fez efeito e segurou o ataque do Peixe, mas deixou o meia preso na marcação.
O jogo se desenrolou com a forte marcação dos dois lados e poucos espaços até os 45 minutos, quando uma falta na meia-esquerda oportunizou ao Juventude sair em vantagem. Guilherme Castilho cobrou com pouca força, porém com muito jeito, mandando a bola para o centro da área. Lá estava o centroavante Ricardo Bueno, de até então atuação apagada, para cabecear para o fundo das redes e abrir o placar. O intervalo que já seria de correções por parte da partida.
Jogo aberto no segundo tempo
Com a vantagem no placar, o Juventude voltou para o segundo tempo mais compacto defensivamente, marcando forte e chamando o Santos para seu campo. A intensidade de marcação foi tanta, que acabou acumulando três cartões amarelos em sequência para William Matheus, Vitor Mendes e Sorriso.
Para tentar buscar o empate, Carille abriu mão dos três zagueiros e mandou o time para o ataque, colocando Diego Tardelli e Gabriel Pirani. Entretanto, quem foi mais feliz foi o Juventude, que aproveitou mais uma bola parada para ampliar o marcador.
Aos 19 minutos, Guilherme Castilho, o garçom da tarde, cobrou escanteio na cabeça do volante Dahwan, que conseguiu desviar no canto esquerdo de João Paulo e movimentou o placar para 2 a 0, na segunda conclusão alviverde na partida.
O Santos sentiu o gol e demorou alguns minutos para reagir. No entanto, quase descontou em duas oportunidades, aos 27min e aos 30min. Na primeira, Carlos Sanchez arriscou de longe e o chute passou raspando a trave esquerda de Douglas. Na segunda, o uruguaio foi na ponta direita e cruzou rasteiro para Diego Tardelli, que estava livre. Na conclusão, Douglas defendeu com o queixo, à queima roupa. Sete minutos depois, o novo goleiro titular do Papo novamente fez a diferença ao defender um míssel de Marinho.
A exposição dos paulistas foi tanta que o Ju ficou com espaços para os contra-ataques e assim conseguiu matar o jogo. Aos 38 minutos, em jogada pela esquerda de Dawhan, Capixaba serviu Guilherme Castilho, que bateu colocado para o fundo das redes, fazendo 3 a 0 para o Ju.
Ainda houve tempo para Douglas fazer mais uma defesa em finalização de Tardelli e garantiu a vitória mais elástica do Ju no Brasileirão 2021 e o pulo na tabela de classificação da competição.
Ficha Técnica
Juventude 3 x 0 Santos
Campeonato Brasileiro Série A - 22ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 26/09/2021
JUVENTUDE
Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes (Didi, 42/2º), Juan Quintero e William Matheus; Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho (Ricardinho, 42/2º); Wescley (Capixaba, 20/2º), Sorriso (Chico, 33/2º)e Ricardo Bueno (Roberson, 33/2º). Técnico: Marquinhos Santos
SANTOS
João Paulo; Danilo Boza (Diego Tardelli, 16/2º), Emiliano Velasquez e Wagner; Pará, Camacho, Jean Mota (Gabriel Pirani, 16/2º), Carlos Sanchez (Lucas Braga, 32/2º) e Felipe Jonathan (Moraes, 32/2º); Marinho e Léo Baptistão. Técnico: Fábio Carille
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Christian Sorence e Nailton Oliveira. VAR: Wagner Reway.
Cartões Amarelos: William Matheus, Vitor Mendes, Sorriso (Ju).
Gols: Ricardo Bueno, aos 45min, no primeiro tempo. Dawhan, aos 19min, e Guilherme Castilho, aos 38min, no segundo.