O Juventude se prepara para o duelo do próximo sábado (18), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR. Na casa do Furacão, a equipe do técnico Marquinhos Santos tentará quebrar uma escrita de praticamente toda a campanha no Campeonato Brasileiro. O Papo levou gols em oito dos nove jogos como visitante na Série A.
A única vez em que a defesa alviverde não foi vazada longe do Estádio Alfredo Jaconi foi na terceira rodada, no empate em 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro. Foram 10 gols sofridos nas outras oito partidas fora de casa. Até mesmo na única vitória como visitante, diante do Bragantino, a equipe foi vazada e o time teve que buscar a virada por 2 a 1.
Nos nove jogos, o time de Marquinhos teve a vitória em Bragança Paulista, cinco empates e três derrotas, com 29,6% de aproveitamento como visitante. Os oito pontos buscados fora de casa representam 34,78% dos pontos conquistados pela equipe alviverde.
Não sofrer gols fora de casa pode facilitar o caminho do Juventude para cumprir a missão de se manter na Série A em 2022.
— Eu não sabia desse dado (que o time só não levou gol em uma partida fora). Não acho que a gente esteja tomando muito gol. Mas não atrapalha muito não. A gente pensa jogo a jogo e em tentar se defender da melhor forma possível — afirmou o volante Guilherme Castilho.
Se não for vazado no sábado, o Ju garantirá pelo menos o empate. Um ponto na Arena da Baixada não garante o Juventude fora da zona de rebaixamento ao final da rodada. Porém, vencer o Furacão garantiria mais uma vez o Papo longe do Z-4 e ainda faz com que o time gaúcho ultrapasse a equipe paranaense, que tornou-se um rival direto.
Se no primeiro turno, na segunda rodada, a vitória por 3 a 0 do Athletico no Jaconi chegou a ser considerada com alguma normalidade, buscar o triunfo em Curitiba terá outra representatividade.
— O primeiro jogo aqui foi complicado, a gente sabe da qualidade do Athletico-PR e do momento deles também. Mas vamos lá para fazer o nosso jogo, independentemente da situação deles. E, se Deus quiser, sair com resultado positivo — concluiu Castilho.