O Caxias do Sul Basquete terá pela segunda temporada seguida um jogador argentino em seu elenco. Depois do armador Nico Ferreyra, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa contará com o ala/armador Alejo Montes. O jogador tem 30 anos e fará sua estreia no Novo Basquete Brasil (NBB).
Ramiro Alejo Montes Cardozo defendeu o Platense, da Argentina, na temporada 2020/2021 e ainda atuou por clubes da Bolívia e do Paraguai. Segundo o técnico Rodrigo Barbosa, é um jogador que chega para agregar na ideia de jogo coletivo do Caxias.
— Ele joga na posição 1 (armador) e 2 (ala/armador) e a ideia é ganhar essa consistência que o basquete argentino traz. O Alejo tem a experiência de jogar muitos anos no Campeonato Argentino. O NBB é um pouco diferente, vai precisar dessa adaptação, mas acreditamos que, dentro do jogo coletivo, ele possa nos ajudar muito. O principal do nosso trabalho é sempre pensar no coletivo, de um jogo equilibrado, e por isso pensamos em algumas contratações e essa foi uma delas — destacou Barbosa, que ainda fez uma breve projeção do que espera do campeonato e do novo reforço:
—Esperamos que ele (Alejo) possa se adaptar logo ao nosso basquete e nos ajude a fazer uma grande temporada, já que imaginamos mais uma competição muito equilibrada pela montagem das equipes do NBB.
Alejo é a terceira novidade anunciada pelo time caxiense. Além dele, o ala/pivô Rafa Oliveira e o ala Humberto Gomes farão suas estreias pelo Caxias. Completam o grupo que já treina no Ginásio do Sesi o armador Cauê Verzola, o ala/armador Pedro Mendonça, o ala Eddy e o pivô Dida, todos com atuações pelo time caxiense na competição nacional. O armador Elias e o ala/armador Marco Krebs, que disputaram recentemente a Liga de Desenvolvimento, também treinam com o elenco.