O Caxias viaja nesta quarta-feira (29) para Cuiabá, onde fará a preparação final para o confronto diante do União Rondonópolis. A equipe grená está em vantagem no confronto e pode perder até por um gol de diferença para classificar. Se tomar dois, a decisão vai para os pênaltis. Durante toda a campanha Série D, o time do técnico Rafael Jaques teve somente duas derrotas por dois gols, diante do Aimoré e Joinville.
— Nós tivemos essas duas derrotas. Contra o Joinville, nós tivemos a expulsão no primeiro tempo e que nos dificultou bastante. É um aprendizado. Não podemos repetir contra o União. No jogo do Aimoré, foi uma tarde com bastante calor e o time sentiu bastante. São os dois grandes aprendizados para o jogo de volta contra o União — afirmou o técnico Rafael Jaques.
Após vencer o primeiro jogo no Centenário, por 2 a 0, confronto de Rondonópolis no sábado, às 16h, pode ser diferente. A principal mudança será a temperatura. A previsão do tempo marca 38 graus de máxima para o dia do jogo.
— Em primeiro lugar, nós enfrentaremos o forte time do União. Nós sabemos da qualidade deles. Eles vieram aqui e fizeram um grande jogo também. Foi um jogo bom das duas equipes. Tem a questão climática que não estamos adaptados em função do nosso inverno. São os principais fatores que vão influenciar. A qualidade do adversário e as condições climáticas — comentou Jaques, que completou:
— A estratégia de jogo, nós temos claro o que vamos enfrentar lá. A estratégia de clima, estamos viajando antes. A diretoria fez esse esforço para treinarmos duas vezes lá e nos adaptarmos ao calor.
Na quinta temporada de Série D, é a quinta vez que o Caxias disputa a fase eliminatória da competição. Contabilizados todos os confrontos desde 2016, somente neste, diante do União Rondonópolis, a equipe conseguiu abrir dois gols de diferença no primeiro confronto. Mesmo assim, a palavra favoritismo não é aceita.
— Não considero assim. Foi um bom jogo, um bom resultado, mas temos um enorme respeito pelo União. É um time organizado e com qualidade. Eles têm o nosso máximo respeito. Eles jogam em casa e fizeram mais pontos do que nós na fase classificatória. Não nos considero favorito — analisou Jaques.
Time titular
O volante Karl retorna de suspensão e briga por uma vaga no meio-campo com Marlon e João Vieira. No entanto, também existe a possibilidade de atuar os três jogadores juntos, ou seja, com três volantes.
— Estamos treinando variações de escalações. Tem a possibilidade dos três volantes começando a partida ou durante. Depende também do que imaginamos do adversário. Vamos trabalhar mais em Cuiabá para poder definir e entrar forte — afirmou Jaques.
O meia Matheuzinho teve boa atuação diante do União e como titular. A tendência é que ele continue nesta condição para o confronto da volta.
— É um jogador que vem treinando muito bem faz bastante tempo. Fez um bom jogo e adquiriu um certo ritmo. Deu uma boa qualidade de passe no meio-campo, de posse de bola. Depende dele. A escalação depende dos jogadores em termos de produção. Ele tem entrado muito bem nas partidas e tem chance de sair jogando — finalizou.