De virada, o Juventude venceu o Bragantino pela 16ª rodada do Brasileirão, atuando em território paulista. Após sair perdendo no primeiro tempo, o Verdão retornou do intervalo com uma postura mais agressiva e conseguiu reverter a desvantagem, conquistando o placar de 2 a 1. Para o técnico Marquinhos Santos, o resultado precisa ser comemorado, porém é necessário equilíbrio para manter o foco da equipe no objetivo de fugir do rebaixamento.
— O nosso campeonato ainda é pela permanência, não mudou nada. Faltam poucos jogos para encerrar o primeiro turno e, dentro daquilo que se naturalmente projetava, estamos buscando pontuar — destacou o técnico, também valorizando a confiança que o elenco ganha ao conquistar uma virada longe do Estádio Alfredo Jaconi:
— Sair atrás do placar e buscar a virada faz com que a equipe se fortaleça mentalmente, além dos aspectos físicos, técnicos e mentais. E eu acredito nesses quatro pilares, que temos trabalhado. Temos que ter os pés no chão, sabendo das dificuldades do campeonato, mas temos que comemorar muito a vitória.
O gol do Bragantino saiu em um erro de saída de bola do Juventude, quando Rafael Forster passou nos pés de Helinho, atacante do Massa Bruta. No período, o Verdão enfrentou dificuldades para encaixar a marcação no meio-campo, mas mesmo assim conseguiu levar perigo em finalizações de Paulinho Boia de fora da área.
As substituições no segundo tempo, contudo, fizeram a diferença. Logo no intervalo entraram Wagner, autor dos dois gols, e Chico. O time ganhou ainda mais força no ataque aos 21 minutos, quando Sorriso e Guilherme Castilho foram para o jogo. Para Marquinhos Santos, as trocas foram planejadas durante os treinamentos.
— Mesmo com o gol que sofremos, não nos abatemos. Identifiquei no intervalo que era necessário fazer algumas trocas, entrando com o plano B treinado durante a semana. Temos que saber trabalhar com o elenco e, conhecendo, vamos montando estratégias para ter, com se diz na linguagem do esporte, balas para o segundo tempo. E essa situação deu certo, aumentando o nível técnico e físico da equipe, entregando o melhor para o Juventude — comentou o treinador alviverde.
O Juventude volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (21), contra o Fortaleza, às 21h, no Estádio Alfredo Jaconi.