O Juventude chegou a um acordo com o América-MEX para a contratação do centroavante Nicolás Castillo. O chileno de 28 anos chega ao Estádio Alfredo Jaconi por empréstimo até dezembro, quando encerra o Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo executivo de futebol do Ju, Marcelo Barbarotti.
Castillo está em Santiago, no Chile, e viaja hoje para o Brasil. A chegada em Caxias do Sul é prevista para a noite desta quarta-feira (25). Na manhã de quinta-feira, o jogador passará por exames médicos e assinará contrato com o Verdão.
— Nós já temos um acerto. Possivelmente chega nesta noite em Caxias do Sul, para que amanhã (quinta) realize os exames médicos e possamos finalização a questão contratual. É um negócio muito avançado — disse Barbarotti, em entrevista à Fox Sports México.
Com 1m77cm, é jogador com presença de área, mas também com mobilidade para se desmarcar e buscar tabelas com os companheiros. Tem no currículo gols anotados em cobranças de falta. O Ju também colheu boas referências com o ex-volante Fernando Menegazzo, de quem Castillo foi colega no Club Brugge, da Bélgica.
O negócio é considerado arriscado pois o jogador não atua oficialmente desde janeiro de 2020, há 18 meses, quando teve uma trombose na perna direita e passou por quatro cirurgias, correndo risco de vida. Seu retorno ocorreu há um mês, na pré-temporada do América-MEX.
— É uma preocupação, mas sabemos que não teríamos a oportunidade de contratar o jogador se não houvesse essa situação. É uma oportunidade de mercado e nós tivemos muito cuidado na questão do contrato. Também estamos abrindo uma oportunidade ao Nico, que jogou em grandes clubes. Por isso o momento é de cautela pelo lado do Juventude. Se houver algo conectado a lesão que ele já carrega, poderemos ser preservados — destaca Marcelo Barbarotti, também salientando a troca de informações entre os clubes de dados físicos de Castillo:
— O América nos encaminhou todos os exames feitos pelo jogador e teremos uma conversa para aprofundar. Sabemos que ele fez toda a pré-temporada e jogou por alguns minutos. Não esperamos que ele chegue aqui e saia jogando. Por isso faremos um trabalho de paciência, fazendo alguns jogos-treinos. Mas é um atleta ainda jovem, então esperamos que em um espaço de 20 a 30 dias ele possa brigar pela titularidade.
Após a assinatura do contrato, o Juventude precisa encaminhar a documentação de Nicolás Castillo para o sistema de transferências da Fifa até a próxima segunda-feira, prazo limite para registro de contratações do exterior para o Brasil.
Histórico
Revelado pelo Universidad Católica, Nico já foi artilheiro da equipe em sua temporada de estreia, com 15 gols anotados em 2012, quando a equipe chilena caiu nas semifinais da Copa Sul-Americana para o São Paulo e vice-campeã da Copa do Chile, perdendo para a rival La U. A boa temporada lhe rendeu convocações para a seleção Sub-20, quando ele também foi destaque no Sul-Americano e Mundial de 2013, marcando nove gols. Na época, formava dupla de ataque com Ângelo Henriquez, atualmente jogador do Fortaleza.
O chileno permaneceu na Católica por mais duas temporadas, até ser vendido para o Club Brugge por € 3 milhões. Na sequência passou por Mainz-ALE e Frosinone-ITA, até retornar ao Universidad Católica em 2016. A volta ao Chile lhe rendeu bons momentos e o atacante foi convocado para a seleção chilena, fazendo parte do elenco que conquistou a Copa América Centenário. Na temporada seguinte, Castillo chegou ao México para jogar no Pumas. Antes de se transferir para o América em 2018, também teve uma passagem de seis meses pelo Benfica-POR.