O Caxias teve uma atuação ruim e perdeu por 2 a 0 para o Aimoré, gols marcados por Xandy e Adriano Klein. Sem contar com o técnico Rafael Jaques, com covid-19, o Grená não conseguiu produzir e viu o adversário ser mais efetivo. O resultado mantém os caxienses na zona de classificação para a próxima fase, porém o terceiro jogo seguido sem vencer cria um clima de insegurança no Estádio Centenário.
No reencontro com o ex-técnico Rafael Lacerda, o Caxias comandado pelo auxiliar-técnico Célio Pretto iniciou a partida com a presença de Karl formando o tripé de meio-campo, junto de João Vieira e Paulinho Santos. A mudança visava dar mais intensidade ao setor central da equipe grená, porém o time não conseguiu ter um bom rendimento.
Foi um primeiro tempo do pouca criatividade de ambas as equipes, que não deram grande trabalho para os goleiros. O Aimoré teve mais de ímpeto ofensivo, enquanto o Caxias optou por esperar o adversário e sair nos contra-ataques. E foi em uma das poucas chegadas que o Índio Capilé abriu o placar.
Aos 28 minutos, Xandy fez jogada individual pela esquerda, limpou a marcação de Lucas Carvalho e fez um cruzamento rasante. No meio do caminho, a bola foi desviada e atrapalhou Marcelo Pitol, que não conseguiu defender e viu a bola morrer no fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o Aimoré.
Em busca do empate, o Caxias voltou para o segundo tempo com duas modificações que tornariam a equipe mais ofensiva. Diogo Oliveira por Paulinho Santos e França por Kelvin. A alteração fez a equipe ficar com uma dupla de volantes (João Vieira e Karl) e Diogo Oliveira como um meia-armador, enquanto França atuou pela ponta-direita.
Essas trocas, contudo, não fizeram efeito. No primeiros 25 minutos do segundo tempo, o Caxias não conseguiu ameaçar o Aimoré. A equipe da casa, controlando o marcador, também não se expôs. Nada mudou também quando Carlos Alberto e Gleydson entraram e o jogo foi de pouca criatividade até os 40 minutos, quando a equipe Grená quase empatou. Em belo passe de Diogo Oliveira, França recebeu na área, porém a finalização explodiu no travessão.
Na reta final do jogo, o Caxias se expôs em busca do empate, mas viu o Aimoré ampliar o marcador. Em contra-ataque pela direita, aos 48 minutos, Adriano Klein recebeu de Padu e chutou forte, fechando o jogo em 2 a 0.
Ficha Técnica
Aimoré 2 x 0 Caxias
Campeonato Brasileiro Série D - 10ª rodada
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo-RS
Data: 08/08/2021
AIMORÉ
Luiz Henrique; Bruno Ferreira, Renato, Natã e Darlan; Régis, Araújo e Xandy; Maurinho (Felipe, 33'2º), Isaías (Adriano Klein, 17' 2º) e Lucas Silva (Padu, 33'2º) Técnico: Rafael Lacerda
CAXIAS
Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Rafael Lima, Thiago Sales e Bruno Ré; João Vieira, Paulinho Santos (Diogo Oliveira, int) e Karl (Carlos Alberto, 27'2º); Jean Dias (Gleydson, 27'2º), Kelvin (França, int) e Michel Técnico: Célio Pretto
Árbitro: Fabiano Santos (SP), auxiliado por Gustavo Schier e Mateus Rocha (RS)
Cartões Amarelos: Kelvin (Caxias)
Gols: Xandy e Adriano Klein (Aimoré)