Terá início nesta sexta-feira (13), com o prólogo na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a 29ª edição do Rally dos Sertões. Três pilotos caxienses estarão competindo nas motos. Gregorio Caselani, 35 anos, foi campeão em 2016 e disputará a categoria principal pela equipe Honda Racing. Ele volta à tradicional prova da modalidade após ficar de fora em 2020, por conta de uma lesão.
Já a dupla Leandro Fernandez Rad e Luciano Anacleto, o Fantasma, participam na Self by Motul, onde os próprios pilotos trabalham como mecânicos e não existe um suporte externo de equipe. Eles concluíram as provas de 2019 e 2020 e almejam um resultado ainda melhor nesta temporada.
– Vamos para a nossa terceira participação e o objetivo é concluir entre os cinco melhores. A competição deste ano será atípica, apenas no Nordeste. Então, todos estão falando que será o Sertões dos Sertões – comenta Rad, que direto do ponto de largada da competição comentou sobre o clima na região:
– Tem bastante umidade, está chovendo direto e vamos encarar muita areia, muita duna nesses primeiros dias de prova.
O Sertões segue até 22 de agosto. A prova off-road tem chegada marcada para a Praia dos Carneiros, na cidade de Tamandaré (PE). O roteiro tem passagem por sete estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Ao todo, serão percorridos 3.548 quilômetros, sendo 2.180 de especiais (trechos cronometrados). Além do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, a disputa deste ano será válida pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country.
– A expectativa é boa. Venho de bons treinos e estou afiado. É a principal prova do nosso calendário. Teremos uma edição mais longa, com dias curtos, mas que precisará de muita cabeça para vencer. Será uma prova rápida e de ataque o tempo inteiro – projeta Caselani.