O Caxias chegou ao quarto jogo sem vencer na Série D em um momento crítico da competição. Na 11ª rodada da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, o time grená também conheceu a primeira derrota em casa no grupo A-8 da competição.
Por outro lado, o Esportivo conquistou um resultado imprescindível nas pretensões de classificação para a segunda fase e encostou no G-4 do grupo A-8. Tudo isso, depois de um jogo fraco e com poucas chances, mas que deu ao time de Bento Gonçalves a vitória por 1 a 0, com gol de Rafael Dumas, no Estádio Centenário, na tarde deste sábado (14).
Com o resultado, o Caxias termina o dia em terceiro lugar do grupo A-8 com 13 pontos, mas pode cair para quarto — se o Juventus-SC vencer ou empatar com o Rio Branco-PR neste domingo. O time do técnico Rogério Zimmermann, por sua vez, ocupa o quinto lugar, com 12 pontos, apenas um atrás do G-4.
A primeira tentativa mais forte do Caxias veio aos 10 minutos, quando Diogo Oliveira aparou rebote da defesa do Esportivo e finalizou. A bola subiu demais e passou por cima do gol defendido por Otávio Passos.
O Esportivo tentou aos 14, quando Cafú cobrou falta e a bola desviou na barreira. O time alviazul reclamou pênalti, mas só o escanteio foi marcado para a equipe de Bento Gonçalves. As chances ofensivas eram raras e dependiam de ações individuais. Aos 23, Kelvin recebeu na esquerda, abriu espaço para a finalização e arriscou, mas sem direção.
A partir daí, o primeiro tempo no Estádio Centenário se tornou um martírio para quem tentava encontrar o mínimo de qualidade em um confronto tecnicamente abaixo até para um confronto do quarto escalão do futebol nacional
No segundo tempo, o Esportivo começou melhor. Aos cinco minutos, Juninho Potiguar avançou pela esquerda e tentou encobrir Pitol, mas a bola saiu por cima do gol grená. No minuto seguinte, Ramires apareceu cara a cara com o goleiro do Caxias, mas finalizou para fora.
O cenário que era favorável ao time de Zimmermann, virou drama para o Caxias. Aos 14, Vini Peixoto fez boa jogada pela direita, tocou para Rafael Dumas e esse, como surpresa no ataque, tabelou com Batista e correu para receber. Em posição duvidosa, o zagueiro desviou de cabeça e tirou de Pitol e fez o 1 a 0 para o Esportivo no Centenário.
Em vantagem, o Tivo tentou aos 19 novamente. Cafu recebeu na intermediária e arriscou, passando perto do gol de Pitol. Enquanto isso, o Caxias só arriscou de fato aos 22. Diogo Oliveira recebeu de Lucas Carvalho e finalizou cruzado, passando à frente da meta de Otávio Passos. Dois minutos depois, novamente o camisa 10 grená arriscou, mas o goleiro do Tivo segurou com firmeza.
O Caxias lançou mão de mais dois atacantes e se jogou tentando o empate. Aos 42, Carlos Alberto cobrou falta frontal, a defesa não fez o corte e Otávio Passos quase foi surpreendido com a bola, que acabou passando à esquerda pela linha de fundo. Porém, foi o Esportivo quem quase ampliou aos 46. Norton chutou cruzado e obrigou Pitol a fazer difícil defesa.
No final, Marcelo Pitol foi para o ataque para tentar uma blitz, mas o Esportivo segurou o ímpeto grená e a vitória por 1 a 0 — o segundo triunfo do alviazul na competição.
Ficha técnica
Caxias 0x1 Esportivo
Campeonato Brasileiro da Série D - Grupo A-8 - 14/8/2021
Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Gol: Rafael Dumas (E), aos 14min do segundo tempo.
CAXIAS Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Rafael Lima, Henrique e Vidaletti; Marlon (Carlos Alberto, 38/2°) , Karl (Yuri Martins, 38/2°) e Diogo Oliveira; Jean Dias (Gleydson,20/2°) , Michel e Kelvin (Milla, 20/2°) . Técnico: Célio Pretto (auxiliar).
ESPORTIVO: Otávio Passos; Wesley (Vini Peixoto, int.), Ramires, Rafael Dumas (Serafini, 40/2°) e Rennan; Mateus Norton, Chicão, Cafú (Afonso, 43/2°) e Juninho Potiguar (Paulinho, 21/2°) ; Laílson e Batista. Técnico: Rogério Zimmermann.
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (Minas Gerais), auxiliado pelos gaúchos Maurício Coelho Silva Penna e Juarez de Mello Júnior.
Amarelo: Henrique, Lucas Carvalho, Michel, Marcelo Pitol (C), Wesley, Chicão, Batista, Rogério Zimmermann, Ramires (E)