Na briga por uma vaga na próxima fase do Campeonato Brasileiro Série D, Caxias e Esportivo se enfrentam neste sábado (14), às 15h, no Estádio Centenário. Na zona de classificação para a etapa seguinte, o Grená busca encerrar uma sequência de três partidas sem marcar gols. Por outro lado, o Alviazul busca sua segunda vitória na Quarta Divisão, que lhe manteria vivo na disputa por um lugar na segunda fase.
Grená com problemas
Além das questões de dentro das quatro linhas que precisavam ser corrigidas, o Caxias conviveu com problemas extracampo nesta semana, já que são nove casos ativos de coronavírus no grupo. O técnico Rafael Jaques, que está internado em Porto Alegre, o analista de desempenho Éder Chaves e os jogadores Thiago Sales, Lucas Rocha, Erik, João Vieira, Bruno Ré, França e Juliano, que também está suspenso por doping.
Desse modo, não contando com três titulares, o auxiliar-técnico Célio Preto irá promover as entradas de Henrique e Vidaletti na defesa. No meio-campo, existe a dúvida entre Marlon, Paulinho Santos e Diogo Oliveira, com vaga para apenas dois atuarem juntos de Karl.
— Pela função que cumpre e pela força que tem, o Marlon é uma opção que foi testada, assim como Carlos Alberto e Paulinho (Santos). O Diogo (Oliveira) foi testado em uma atividade na semana. Esperamos que os escalados possam nos ajudar — destacou Célio Pretto.
A possível formação do Caxias tem: Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Rafael Lima, Henrique e Vidaletti; Marlon (Paulinho Santos), Karl e Diogo Oliveira; Jean Dias, Michel e Kelvin.
Tivo também tem desfalques
Além de representar um clássico local, o Esportivo vive a dificuldade de não conseguir vencer no campeonato. A última e única vitória da equipe foi no dia 12 de junho, contra o Juventus-SC.
A equipe de Rogério Zimmermann também vive um período de desfalques para as rodadas. No empate contra o líder Cascavel, foram seis jogadores do elenco que ficaram de fora. Contra o rival local, o treinador projeta um cenário parecido:
— Todo mundo enfrenta problemas semelhantes, porém com motivos diferentes. Na partida anterior, tivemos seis desfalques. Também teremos jogadores de fora para essa rodada, mesmo que por motivos diferentes, é a rotina de hoje em dia. Se do outro lado aparecem 10 problemas, aqui eu apresento 40 — comentou Zimmermann.
O time de Bento não deve contar com o zagueiro Gutierrez está fora por suspensão pelo terceiro amarelo, além de Milanez, Chicão e Dumas que são dúvidas para a partida.
Na partida deste sábado (14), o Esportivo deve ir a campo com: Otávio Passos; Wesley, Ramires, Rafael Dumas e Rennan; Mateus Norton, Junior Afonso, Cafú e Juninho Potiguar; Laílson e Batista.
Classificação
Com 13 pontos, o Caxias é o terceiro colocado e busca nas quatro rodadas restantes confirmar a sua vaga para próxima fase. Para isso, precisa deixar para trás o Marcílio Dias, quinto colocado, e os rivais que vem na sequência da classificação, como é o caso do Esportivo.
O Alviazul tem nove pontos e ainda mantém esperanças de chegar na etapa seguinte. Para isso, precisa pontuar mais que Aimoré, Juventus e Marcílio Dias.