O Juventude sofreu mais uma vez de dois problemas recorrentes nas 12 rodadas do Brasileirão até aqui: os gols sofridos nos minutos iniciais do segundo tempo e o descontrole emocional do volante Guilherme Castilho, novamente expulso. Contra o Inter, no Estádio Beira-Rio, na noite deste domingo (18), a equipe alviverde fez mais uma vez um bom primeiro tempo, mas foi vazado por Thiago Galhardo, aos cinco minutos da segunda etapa e saiu derrotado por 1 a 0 em confronto válido pela 12ª rodada do Brasileiro.
Além de Castilho, o técnico Marquinhos Santos também recebeu o cartão vermelho. A derrota deixa o Papo em 14º na classificação, com 13 pontos. O time alviverde está a quatro pontos do Cuiabá, primeiro time na zona do rebaixamento.
Na segunda-feira (26), o Juventude recebe a Chapecoense, em mais um confronto direto pela permanência na elite.
O JOGO
A primeira chegada do jogo foi do Inter. Aos seis minutos, Galhardo passa para Taison e o atacante finaliza cruzado. Caio Vidal tenta o carrinho mas não alcança e a bola passa rente à trave de Carné.
O Inter seguiu rondando a área alviverde enquanto o Papo buscava respirar em contra-ataques, mas sem grande inspiração. Enquanto isso, aos 19, Taison recebe de Galhardo e fica cara a cara com Carné. O goleiro do Juventude fez ótima defesa.
A primeira chegada do Juventude só veio aos 22. Paulinho Boia limpou a marcação, invadiu a área e finalizou para defesa de Daniel.
Aos 33, o Juventude chegou a marcar. Wescley cobrou escanteio fechado, contou com a falha de Daniel e quase faz um gol olímpico. A bola bateu na trave e Rafael Foster empurrou para o fundo da rede. Porém, a bola tocou no braço do zagueiro alviverde e o VAR assinalou a irregularidade no gol alviverde.
O Juventude começou a gostar da partida. Aos 37, Paulinho Boia antecipa Heitor e cabeceia, mas Daniel segurou. Aos 41, Boia puxou contra-ataque em velocidade e só foi parado com uma falta de Caio Vidal, já no semicírculo da grande área. Na cobrança, porém, Matheus Jesus cobrou mal e desperdiçou a oportunidade.
Aos 46, o Inter ainda tentou uma última chegada. Carné fez corte após cruzamento para a área e a bola sobrou para Galhardo. Ele ajeitou para Edenilson, que finalizou perto do gol alviverde.
SINA ALVIVERDE
O segundo tempo começou e com ele o drama alviverde repetido: os gols sofridos logo na volta dos vestiários. Aos cinco minutos, Heitor pegou a sobra da defesa e cruzou na medida para Thiago Galhardo, que subiu mais alto que toda a defesa do Juventude e cabeceou sem chances para Carné: 1 a 0 Inter. Foi o sexto gol sofrido pela equipe do técnico Marquinhos Santos antes dos 10 minutos da etapa complementar.
No minuto 10, por sinal, o Inter quase ampliou. Galhardo deu passe Taison, que finalizou e parou em Marcelo Carné. Aos 23, o Inter só não ampliou porque Carné brilhou. Aos passes, o time colorado saiu da defesa e chegou no ataque, quando Edenilson recebeu com libertade e finalizou. O camisa 1 alviverde se esticou e salvou.
Aos 25, o Ju chegou forte com Sorriso. O camisa 77 limpou a marcação na entrada da área e finalizou com desvio, quase encobrindo o goleiro Daniel.
Quando o Juventude poderia tentar o empate, o volante Guilherme Castilho acertou infantilmente com o cotovelo Palácios, que nem estava mais com a bola. O VAR chamou o árbitro da partida e o cartão vermelho foi aplicado para o jogador alviverde.
O Juventude perdeu força com o jogador a menos. Mesmo com as tentativas de contra-ataque com Capixaba e Sorriso, o Papo não conseguiu evitar a quinta derrota na competição.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro Série A - 12ª rodada
Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Inter 1x0 Juventude
Gol: Thiago Galhardo (I), aos 5min do segundo tempo.
INTER: Daniel; Heitor, Bruno Méndez, Cuesta e Paulo Victor (Moisés, 16/2°); Lindoso; Edenilson (Jhonny, 29/2°), Caio Vidal (Palácios, intervalo), Taison (Yuri Alberto, 16/2°) e Patrick (Maurício, intervalo); Thiago Galhardo. Técnico: Diego Aguirre
JUVENTUDE: Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton (49/1°), Guilherme Castilho, Matheus Jesus (Jadson, 20/2°) e Wescley (Capixaba, 36/2°); Paulinho Boia (Fernando Pacheco, 20/2°) e Matheus Peixoto (Chico, 36/2°). Técnico: Marquinhos Santos.
ÁRBITRO: Rodolpho Toski Marques, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Sidmar dos Santos Meurer (trio paranaense). VAR: Flavio Gomes Barroca (RN).
Amarelos: Vitor Mendes, Paulinho Boia, Marcelo Carné (J), Paulo Vitor, Pedro Henrique, Edenilson, Caio Vidal (I)
Expulsão: Guilherme Castilho, Marquinhos Santos (J)