No último sábado (10), foi disputado o Campeonato Estadual de Atletismo sub-18, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Em meio a tantos atletas, uma em especial se destacou. Carolina Cruz Marcon, caxiense de 13 anos, representou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na competição e subiu ao pódio nos 1.500m rasos.
Desde os quatro anos de idade, a jovem pratica esporte. Começou com a ginástica artística. Passou pelo tênis e natação, mas logo migrou para o judô, onde é destaque anualmente em competições à nível regional e nacional.
Porém, este capítulo da história de atleta de Carol não é envolvendo o kimono e o tatame. A jovem caxiense chamou a atenção na última semana quando foi vice-campeã da prova de 1.500 metros rasos, no Campeonato Estadual de Atletismo sub-18, uma categoria acima da dela.
Acostumada a competir no judô, ela passou a se dividir com o atletismo em 2019, quando disputou a Minirrústica dos Jogos Escolares de Caxias do Sul e venceu. Na ocasião, quem acompanhava a prova era o treinador e Mestre em Ciências e Jogos Esportivos, Lázaro Velázquez, ex-atleta da seleção cubana no atletismo. Com toda sua experiência no currículo, ele sabia que tinha encontrado uma potencial atleta na modalidade.
O convite para disputar o Campeonato Estadual surgiu ainda em 2020. Lázaro fez questão de contar com Carol para representar a UFSM na competição. Em meio a pandemia, Carol e sua mãe, Rosana Cruz, contam que era uma boa oportunidade para a jovem se desafiar. Como as atividades no judô estavam suspensas, Carol aceitou o convite para saciar seu desejo de competir.
— Para mim, disputar essa competição foi muito legal. Voltar a treinar e competir com outras pessoas, me trouxe mais conforto e me fez sentir que logo as coisas passariam — conta Carol.
Mesmo com 13 anos, a atleta viajou com a delegação da UFSM, e competiu sem sentir as diferenças da idade.
— Não foi a primeira vez que fui a mais nova em um campeonato. Como em toda competição, eu quero ganhar, não importa a idade. Fiquei muito feliz vencendo no atletismo — comentou a jovem.
FOCO NO JUDÔ
Carol vivencia, a cada momento, a vida de uma atleta. Seja no judô ou no atletismo, os resultados aparecem. Em setembro, a caxiense tem um novo desafio nas pistas: dessa vez, vai em busca de mais conquistas no Campeonato Estadual sub-16. Mesmo se destacando quando corre, Carol deixa claro seu real desejo como atleta:
— Eu quero ser atleta da Seleção Brasileira de Judô. Para isso, estudo até japonês para ter uma experiência no país e ver como é a modalidade lá. Eu vou continuar treinando, competindo e fazendo o que gosto. Eu quero disputar e ganhar uma Olimpíada — finalizou Carolina.