Ao longo da história, o América-MG sempre foi um adversário complicado para o Juventude. Em nove duelos oficiais, válidos por Campeonato Brasileiro Série A e Série B, Copa Sul-Minas e Copa do Brasil, o Papo levou a melhor apenas duas vezes. A última foi na Copa do Brasil de 2019, quando o Ju, então na Série C, superou o Coelho, que estava na Primeira Divisão.
Em 28 de fevereiro de 2019, o clima não era bom no Estádio Alfredo Jaconi. Era início da parceria com a LA Sports, e a equipe fazia uma campanha irregular no Campeonato Gaúcho e, dias antes, perdera para o São Luiz, jogando em casa. Na Copa do Brasil, entretanto, o clube se envolveu com uma mentalidade diferente, algo que ocorreu naquela noite. Mesmo com os mineiros jogando melhor na primeira etapa, o Ju de Luiz Carlos Winck fez 1 a 0 com Genílson, de pênalti, aos 45 minutos. Um minuto depois, quando a papada ainda comemorava o primeiro gol, Breno fez jogada em velocidade e fez 2 a 0.
No segundo tempo, o Coelho pressionou e conseguiu apenas descontar, com Jônatas Belusso cobrando pênalti. Desta forma, classificação garantida para o Verdão, que ainda eliminaria Botafogo e Vila Nova, fazendo uma boa campanha naquela temporada.
E escalação do Juventude naquele jogo teve: Marcelo Carné; Vidal, Genilson, Victor Salinas e Eltinho; Moisés, Gustavo Aprile (Mateus Santana) e Denner (Bruno Camilo); Breno (Gabriel Valentini), Dalberto e Braian Rodriguez.
Na última temporada, Juventude e América-MG se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro Série B. Empate no Jaconi e vitória dos mandantes na Arena Independência. Na Segunda Divisão de 2017, foram duas vitórias do Coelho. A outra vitória do Ju diante dos mineiros foi em 1998, quando fez 1 a 0 em Caxias do Sul. Em Belo Horizonte, o Papo nunca venceu.