O Esportivo entra para o clássico da Polenta deste sábado (26) em um momento completamente inimaginável para quem acompanhou a preparação da equipe de Bento Gonçalves para o Campeonato Brasileiro da Série D. Até a bola rolar no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, às 19h, o time alviazul estará na frente do Caxias na tabela do grupo A-8.
Em três jogos, o time do técnico Rogério Zimmermann está invicto. Das 64 equipes que estão na fase de grupos da Série D, apenas 23 ainda não foram derrotadas, incluindo o Tivo. No grupo A-8, além do Alviazul, somente Joinville e Cascavel não perderam.
Para Zimmermann, que teve praticamente uma semana de preparação antes do início da competição, os bons resultados conquistados nas três primeiras rodadas — dois empates fora e uma vitória em casa — chegam a surpreender. O técnico divide o mérito entre jogadores e comissão técnica para o bom começo.
— Os resultados no futebol, temos que dividir com todos. Quando não acontecem os bons e quando acontecem. Evidentemente que está um pouquinho acima do que a gente esperava nesse início. Todo mundo conhece como foi a pré-temporada do Esportivo, as dificuldades. Estamos ainda com o grupo em formação. Não só ideia e modelo de jogo, mas também em quantidade. Nos últimos 15 dias, conseguimos duas contratações (zagueiro e volante Gutierrez e o lateral-direito Wesley), mas ainda faltam alguns jogadores, principalmente do meio para a frente. Gostaríamos de já ter preenchido, mas pela questão financeiras às vezes não conseguimos — lamentou Zimmermann.
Contra o Caxias, o Esportivo terá um grande teste em casa. Depois de ver a vitória escapar nos acréscimos contra o Aimoré, no domingo passado (20), o jogo será na Montanha dos Vinhedos e diante de um dos favoritos, segundo avalia Zimmermann.
— Acho o Caxias um parâmetro das equipes forte candidatas ao acesso, por manter a base do Estadual, um grupo experiente e uma boa capacidade de investimento. Uso o Caxias como referência entre os candidatos ao acesso à Série C. Quando se tem a oportunidade de enfrentamento com essa equipe, isso nos dá alguns rumos e orientações de qual é o caminho que estamos — afirmou o treinador, admitindo que o Esportivo não está pronto para encarar a competição como a equipe grená:
— Ainda estamos com alguma dificuldade de completar o grupo por uma questão de investimento. Praticamente metade do nosso grupo é de jogadores formados na sub-19 e sub-20. Sabemos da dificuldade que nós temos, principalmente a inicial. Vamos jogar contra uma equipe mais pronta.
Time encaminhado
Até pela dificuldade na quantidade de jogadores, o Esportivo não deve ter grandes surpresas. A dúvida está na entrada de Gutierrez no meio-campo na vaga de Norton, que saiu com suspeita de lesão contra o Aimoré, mas treinou durante a semana.
O provável time tem: Otávio Passos, Serafini, Milanez, Rafael Dumas e Rennan; Chicão, Norton (Gutierrez), Laislon e Juninho Tardelli; Paulinho e Batista.