Após 14 anos, Juventude e Flamengo voltam a se enfrentar no Estádio Alfredo Jaconi no próximo domingo, em confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Embora hoje estejam em condições opostas, o histórico nos duelos é favorável ao Verdão, principalmente jogando em casa.
Entre 1995 e 2007, por Brasileirão e Copa do Brasil, foram 12 partidas realizadas, com cinco vitórias do Ju, cinco empates e duas vitórias do Fla— em 1995 e 1997, os dois primeiros jogos. Desta forma, são 10 jogos seguidos sem perder para os cariocas no Jaconi.
O último jogo foi realizado 23 de setembro de 2007 e terminou empatado em 2 a 2. A última vitória foi no ano anterior, em 30 de agosto, dia em que o técnico Ivo Wortmann completou 150 jogos no comando do clube em Brasileirões. Aos quatro minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo cobrou escanteio para o zagueiro Antônio Carlos Zago, que apareceu na primeira trave e desviou de joelho, mandando para o fundo das redes de Diego, fazendo 1 a 0 para o Verdão e abatendo o Urubu.
No 3-6-1, o Ju entrou em campo com André; Fábio Ferreira, Fabrício e Antônio Carlos; Wellington, Renan, Lauro, Alexandre (Walker), Leandrinho (João Paulo) e Márcio Azevedo; Christian.
O Flamengo, que meses antes tinha conquistado a Copa do Brasil, era treinado por Ney Franco e contava no elenco com Léo Moura, Renato Augusto, Renato Abreu e Sávio.