O Juventude estreou com vitória, nesta quinta-feira (17), no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O time alviverde venceu o Fluminense, por 1 a 0, no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. O golaço foi marcado pelo lateral-esquerdo Thalis, aos 34 minutos. Ele entrou no decorrer do segundo tempo atuando como meia.
O técnico Roberto Maschio jogou com a seguinte equipe: Deuner; Gabriel Camargo, Washington, Kelvin (Jeder) e Dudu; Kelvi, Pará, Lucca (Ronald) e Matheus Pagliarini (Thalis), João Vitor (Gilmar) e Paul (Nicolas Ferri).
Na próxima rodada, o Juventude visita o CRB na quinta-feira (24), às 15h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na primeira fase, o Juventude está no Grupo A, mas enfrenta os times do Grupo B: Avaí, CRB, Bahia, Coritiba, Fluminense, Fortaleza, Bragantino e Santos. Os quatro melhores classificam em cada chave.
O jogo
Com menos de um minuto de jogo, aos 30 segundos, o Fluminense aproveitou uma saída errada do Juventude e o meia Matheus Martins entrou sozinho na área. Ele finalizou na saída do goleiro Deuner e a bola bateu na trave esquerda. A resposta alviverde aconteceu aos dois minutos. O Ju apertou a saída de bola da equipe carioca e o volante e capitão Kelvi arriscou de fora da área para defesa firme do goleiro Pedro Rangel.
Depois de um momento de equilíbrio, o Fluminense voltou a assustar aos 17 minutos. Gustavo Apis cobrou falta e o zagueiro Higor cabeceou. Novamente a bola bateu na trave esquerda. Os cariocas tinham mais posse de bola e levavam mais perigoso, mas o Juventude também assustava em suas investidas. Aos 25, o meia Lucca lançou o atacante Paul, o zagueiro Higor afastou para escanteio e quase fez contra. Na cobrança. Kelvi colocou na primeira trave e o zagueiro Washington tocou de cabeça perto da trave.
O Fluminense respondeu imediatamente. Aos 27, Gustavo Apis entrou na área e finalizou. O goleiro Deuner fez grande defesa no canto esquerdo. Após um primeiro tempo muito brigado e com o time carioca criando as melhores chances, os times foram para o intervalo sem gols.
Juventude melhor
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. A primeira chance foi do Juventude. O atacante Paul arriscou de fora da área e bola passou à esquerda do goleiro Pedro. Aos sete, o Fluminense chegou com Matheus Martins que finalizou e o zagueiro Washington saltou dentro da pequena área.
A principal chance do Juventude, até então, no jogo aconteceu aos 14 minutos. O meia Matheus Pagliarini laçou o atacante João Vitor, que driblou o goleiro e com pouco ângulo finalizou na rede pelo lado de fora. Aos 21, novamente o Ju quase marcou. Paul fez o toque dentro da área para o lateral-direito Gabriel Camargo, que finalizou para defesa de Pedro Rangel. Com mais volume de jogo na etapa final, o Verdão se aproximava do gol.
O Juventude mostrava-se melhor no segundo tempo e confirmou a partir das mudanças do técnico Roberto Maschio. Aos 34 minutos, o lateral-esquerdo Dudu recebeu de Kelvi e correu pela esquerda. Ele fez o passe para o meia Ronald, que entrou minutos antes, e serviu Thalis. O jogador, que também havia ingressado a pouco no gramado, recebeu na meia-lua e, de perna esquerda, mandou no ângulo direito do goleiro do Fluminense. Golaço. 1 a 0 Juventude. Após o gol, o Ju conseguiu manter a forte marcação e confirmou a vitória na estreia.