Em tarde inspirada do centroavante Michel, o Caxias teve um bom desempenho e venceu o Rio Branco, de Paranaguá-PR, por 5 a 1, neste domingo (13). Em sua estreia no Estádio Centenário, foi a primeira vitória do Grená no Campeonato Brasileiro Série D. A equipe chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo 8. O próximo jogo ocorre no sábado (19), às 19h, contra o FC Cascavel, no interior paranaense.
Buscando aumentar o poderio ofensivo do time, o técnico Rafael Jaques optou por escalar o Caxias com João Vieira no meio-campo e Kelvin na ponta esquerda. Assim, Marlon e Matheuzinho começaram o jogo no banco de reservas. Na prática, foi isso que aconteceu. A equipe grená começou o jogo sufocando a saída de bola do Rio Branco-PR, ocupou o campo ofensivo e produziu várias chances de gol. O placar foi aberto com Michel, aos 21 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. Entretanto, o primeiro gol poderia ter saído mais cedo, e o marcador ter sido ampliado ainda nos 45 minutos iniciais.
Logo aos 30 segundos de jogo, quem levou perigo foi a equipe paranaense. O atacante Regino partiu em velocidade pela direita e chutou forte. A bola foi para fora, mas passou perto da meta de Marcelo Pitol. Entretanto, foi a única chance do Rio Branco no primeiro tempo. Depois, só deu Caxias.
Aos três minutos, Diogo Oliveira lançou Michel, que apareceu às costas da defesa rival no ponta direita. Em liberdade, ele conduziu a bola até a área. Quando estava mais próximo do gol, de frente para o goleiro Lucas Macanhan, o centroavante tentou uma cavadinha, mas pegou mal na bola e mandou para fora. Aos 10min, o Caxias voltou a levar perigo em cobrança de falta de Henrique, que raspou o travessão.
Com domínio da posse de bola e evitando os ataques do adversário, o primeiro gol grená saiu aos 21min, quando Jean Dias invadiu a área pela direita e foi derrubado pelo zagueiro Renato Oliveira. Na cobrança de Michel, um chute forte no canto direito do goleiro, balançando as redes pela primeira vez no Estádio Centenário.
Com a vantagem no placar, o Caxias baixou suas linhas de marcação e permitiu ao rival sair jogando com mais facilidade. Contudo, não baixou a intensidade quando o Rio Branco chegava ao meio-campo. Assim, os comandados de Rafael Jaques mantiveram o controle do jogo no primeiro tempo, criando mais duas oportunidades para ampliar o marcador.
Aos 27 minutos, Michel girou sobre o seu marcador e serviu Carlos Alberto, que chegou livre na frente do goleiro. Na hora da finalização, contudo, ele escorregou e chutou fraco. Já aos 37 minutos, outra jogada com participação do camisa 9. Ele recebeu de Jean Dias, fez o pivô e viu a finalização de João Vieira explodir na marcação da equipe paranaense.
Virou goleada
Se no primeiro tempo o placar de apenas 1 a 0 não refletiu o volume de jogo do Caxias, no segundo a história foi diferente. O Grená voltou pressionando a saída de bola adversária, contou com o inspirado centroavante Michel e a perturbada defesa do Rio Branco-PR para transformar a vitória em goleada.
Logo aos três minutos, o zagueiro Botelho saiu mal e Tontini, que entrou no lugar de Diogo Oliveira, aproveitou para recuperar a bola e servir Michel. O centroavante chutou forte, no canto esquerdo, e fez 2 a 0. O terceiro, novamente com Michel, não demorou muito para sair. A defesa do Rio Branco se desconcentrou com o segundo gol e se atrapalhou novamente. Jean Dias cruzou da direita, o goleiro Lucas Macanhan cortou, a bola bateu nas costas do zagueiro Renato e sobrou para o centroavante grená, que fez 3 a 0.
O quarto gol do Caxias — quarto de Michel na partida — ainda foi cedo. Aos 16 minutos, o Grená trocou trocou passes no campo ofensivo, envolveu a defesa rival, e Tontini serviu Michel, que chutou forte, no ângulo, sem chances para o goleiro do Leão paranaense.
A larga vantagem ainda nos primeiros minutos do segundo tempo fez o Caxias baixar as suas linhas e diminuir a intensidade na marcação. Para renovar as energias da equipe, o técnico Rafael Jaques colocou o volante Marlon em campo, tirando Lucas Carvalho. Assim, João Vieira saiu do meio-campo e foi para a lateral-direita.
As mudanças demoraram a surtir efeito, e o Rio Branco conseguiu descontar o placar. O meia Demethryus fez boa jogada próximo a meia lua da grande área, se livrou da marcação e chutou colocado, sem chances para Pitol, fazendo 4 a 1.
Para recuperar a concentração do Caxias na partida e não ver o adversário diminuir sua vantagem, o técnico Rafael Jaques fez novas trocas: Juliano no lugar de Jean Dias e Gleydson no lugar de Kelvin. E deu certo. A equipe grená voltou ao ataque e fez mais um gol. Em nova jogada de Tontini, Juliano apareceu pela direita e chutou. O goleiro espalmou e, no rebote, Juliano cruzou para Gleydson, que mandou para as redes, fazendo 5 a 1 e fechando o placar.
Ficha Técnica
Caxias 5x1 Rio Branco-PR
Campeonato Brasileiro Série D - 2ª rodada
Local: Estádio Centenário
Data: 13/06/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol; Lucas Carvalho (Marlon), Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; João Vieira, Carlos Alberto e Diogo Oliveira (Felipe Tontini); Jean Dias (Juliano), Kelvin (Gleydson) e Michel. Técnico: Rafael Jaques
RIO BRANCO
Lucas Macanhan; Igor Lopes, Renato Oliveira, Botelho e Higor (Jaci); William, Gabriel Honório (Demethryus) e André Beleza ; Vinicios Martins, Regino e Pepeta Técnico: Danilo Fiuza
Gols: Michel, quatro vezes, e Gleydson (Caxias); Demethryus (Rio Branco)
Árbitro: Tarcíso Pinheiro Caetano, Tiago Cappes Diel e Fábulo Oliveira Diniz
Cartões Amarelos: William (Rio Branco); Jean Dias e Marlon (Caxias)