A história de Diego Silva, goleiro do Juventude no início dos anos 2000, muita gente conhece. Um dos grandes nomes na campanha alviverde no Campeonato Brasileiro de 2002, ele também jogou por Athletico-PR, Fluminense e Vitória de Setúbal-POR. A novidade da vez é que seu filho, cujo nome também é Diego, também é goleiro e é considerado uma promessa das categorias de base do Sporting, de Portugal.
Natural de Caxias do Sul, Diego Callai, como é conhecido na Europa, iniciou sua trajetória no futebol em 2013, aos nove anos, na base do Ju. Dois anos depois, foi aprovado nos testes e viajou com a família para Portugal, para jogar no Sporting.
— O pai normalmente costuma valorizar muito seu filho, mas como eu sou uma pessoa que trabalha nessa área, posso dizer que ele tem coisas muito diferentes. Já tem 1m92 de altura e, quando eu falo com ele, já olho pra cima e até acho que ele vai crescer mais. É um talento e uma personalidade incrível e está criando uma trajetória muito bonita — afirma Diego Silva, o pai, que agora é treinador de goleiros do Vitória de Setúbal, também de Portugal, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Como o ex-goleiro do Juventude atuou profissionalmente até 2017, quando pendurou as luvas justamente vestindo a camisa do Vitória de Setúbal, o pai acredita que influenciou o filho na opção por também ser jogadores de futebol e atuar na posição.
— Ele sempre acompanhou o pai goleiro e ali foi alimentando essa vontade nele. E tudo aquilo que ele faz, procura ser o melhor, procurando fazer com muita competência. Não só no futebol, mas também nos estudos, algo que a mãe dele ajuda bastante. Isso me deixa muito orgulhoso como pai, pois o conhecimento ninguém nos tira — comenta.
Aos 16 anos e com 1m92cm de altura, Callai já foi campeão nacional duas vezes nas categorias de base do Leão do Alvalade. Apesar da idade, ele é visto com grande potencial dentro do clube. Sendo assim, assinou seu primeiro contrato profissional no ano passado e foi promovido ao time Sub-23, atuando em 14 partidas entre dezembro e abril.
Por onde jogar?
Nascido no Brasil, onde morou até os 11 anos, Diego Callai também tem passaporte italiano, o que lhe possibilita atuar pela seleção da Itália. Em Portugal há seis anos, o jovem goleiro também foi consultado para vestir a camisa da seleção lusitana. Segundo o pai, embora os três países já tenham manifestado interesse, a decisão precisa ser do filho.
— A minha família tem dupla nacionalidade, brasileira e italiana. A seleção da Itália já manifestou interesse nesse sentido, assim como a brasileira também está monitorando. Sabemos também que a seleção portuguesa está fazendo um esforço muito grande para contar com a naturalização dele. Quando chegar a hora certa, ele vai ter uma difícil escolha, mas muito boa. E essa vai ser uma escolha dele. O pai e a mãe podem aconselhar, mas a escolha vai ser dele, com personalidade — disse Diego Silva.