O meia Gustavo Campanharo, de 29 anos, formado nas categorias de base do Juventude, está internado na UTI do Hospital Virvi Ramos com covid-19, após apresentar problemas pulmonares. Defendendo atualmente o Kayserispor, da Turquia, Campanharo contraiu o vírus no Brasil. Ele passou por uma cirurgia no joelho e retornou ao país para se recuperar do procedimento. Com saturação baixa, foi internado na unidade de terapia intensiva nesta segunda-feira. Ele está consciente, estável e não ventila com auxílio de aparelhos.
O jogador apresentou 50% do pulmão comprometido, pneumonia e também uma bactéria. Ele não foi intubado, mas passa por acompanhamento.
Campanharo atuou no Juventude até 2013. Depois passou por Bragantino, Verona-ITA, Evian-FRA, Ludogorets-BUL e Chapecoense. Na última temporada, foram 24 jogos pelo Kayserispor e um gol marcado.
Polêmica no atendimento
Gustavo foi internado no Hospital Virvi Ramos na última sexta-feira (21). Porém, na madrugada anterior, o jogador e a sua esposa, Bárbara Veber, procuraram atendimento na UPA Central, em Caxias do Sul.
Na manhã seguinte, ela postou nas redes sociais um texto no qual questionava a qualidade do atendimento recebido pelo atleta, que já havia testado positivo e procurou o local por estar com a saturação baixa, inferior a 90, o que por recomendação médica requer uma atenção especial.
Segundo Bárbara, na triagem, Gustavo estava com pressão baixa (9 por 5), e a primeira saturação foi de 88. Ele teria repetido a utilização do oxímetro algumas vezes até o valor anotado ser o de 94. Ainda segundo ela, o médico que fez a consulta teria os orientado a ficarem em casa e só buscar atendimento "se ele (Gustavo) ficar com a boca roxa, desmaiar e perder a consciência".
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte atendem 24 horas por dia casos de urgência e emergência, conforme quadro clínico apresentado pelos pacientes no momento da triagem. Em relação ao paciente em questão, a SMS informa que não houve negativa de atendimento: o paciente passou por triagem e atendimento médico.