As 10.224 doses da Pfizer/Biontech distribuídas por meio da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) chegaram a Caxias do Sul por volta das 14h30min desta segunda-feira (24) após retirada no final da manhã, em Porto Alegre. Transportadas de carro, elas foram descarregadas no Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) da Universidade de Caxias do Sul, onde ficarão armazenadas em um ultrafreezer, que as mantém a -70°C.
O equipamento foi comprado em janeiro pela instituição, em um investimento aproximado de R$ 120 mil, com a finalidade de atender justamente às demandas regionais relacionadas ao armazenamento de doses de imunizantes contra a covid-19. O ultrafreezer tem capacidade para 728 litros e pode armazenar cerca de 46 mil frascos. Um esquema de segurança protege o local onde as doses estão congeladas.
Os 49 municípios abrangidos pela 5ª CRS serão contemplados com as doses, porém a retirada ficou a critério de cada município, conforme a logística de aplicação. Bento Gonçalves é uma das cidades que pretende retirar sua parte ainda nesta tarde.
Ao todo a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) distribui nesta segunda-feira 80.844 doses para 407 municípios do Interior gaúcho. Elas são destinadas à aplicação em pessoas com deficiência cadastradas no Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC), do governo federal, em pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos, em gestantes com comorbidades e nas que têm indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios. Todas as aplicações serão de primeira dose.