A Segunda Divisão Gaúcha, conhecida por Terceirona, inicia no próximo domingo (2), e terá a participação da Associação Nova Prata, inscrita de última hora pela Federação Gaúcha de Futebol. Ela será a única representante serrana na competição.
A participação do clube na Terceirona não estava garantida até a última sexta-feira (23), onde ficou definido em reunião com a FGF, que o time ocuparia a vaga do Garibaldi, que desistiu da competição.
— A princípio o time não iria jogar por falta de recursos, mas encontrou parceiros que abraçaram a ideia de ajudar a custear os gastos dessa temporada. Por conta disso, conseguimos ocupar a vaga deixada pelo Garibaldi e entrar na chave C — explicou o gestor de futebol do Nova Prata, Igor Gonçalves.
Gonçalves diz que a montagem do elenco para a disputa da competição foi feita a partir de alguns atletas que já atuaram pelo clube em outros momentos. Além disso, procurou-se montar um time de jogadores com experiência na competição e com passagens fora do Estado, mesclando também com alguns mais jovens.
Na participação deste ano, algumas preocupações são evidenciadas dentro do Nova Prata. Com a intenção de proporcionar a melhor segurança sanitária à equipe, a direção do clube e os atletas estão concentrados na cidade de Paraí, onde ficarão alojados durante toda a competição. Além disso, seguindo os protocolos de segurança indicados pela FGF, todos atletas serão testados a cada rodada.
— Existe uma certa preocupação em relação aos testes. Mesmo com parceria com algumas clínicas, existe a questão dos valores, que chegam a quase R$ 4 mil por jogo. Isso acaba pesando bastante na realidade dos clubes menores — comentou Igor.
Estreia
O Nova Prata, comandado pelo técnico Paulo Porto Costa, estreia no próximo domingo (2), às 15h, diante do União Harmonia. O time disputará pela terceira vez a Terceirona, desta vez mandando seus jogos no Antônio David Farina, em Veranópolis. Isso se deve ao fato de o estádio Doutor Mário Cini, em Nova Prata, passar por regulamentações de reforma.
Mesmo com o pouco tempo de adaptação, o treinador mostrou confiança e determinação para a estreia da equipe.
— Está sendo um planejamento curto, mas estamos preparados e trabalhando para buscar essa primeira vitória. Quero mostrar meu trabalho, por isso (a boa amostragem do Nova Prata) é essencial nesse momento — afirmou Paulo.
A provável escalação da equipe para a estreia tem: Estênio; Cesinha, Renan, Diego Colombiano e Jader; Henrique, Vilela, Antony e Luis Fernando; Tião e Guerrero. Técnico: Paulo Porto Costa.
Formato de disputa
A competição será disputada em dois turnos na primeira fase, com 14 clubes divididos em três grupos, sendo eles:
Grupo A - São Borja, Marau, Elite, Gaúcho e Três Passos
Grupo B - Rio Grande, Riopardense, Riograndense e Doze Horas
Grupo C - União Harmonia, Sapucaiense, Santa Cruz, Novo Horizonte e Nova Prata
A classificação se dará aos dois primeiros de cada grupo e os terceiros dos grupos A e C. Após a fase de grupos, as etapas decisivas serão disputadas em jogos de ida e volta, tendo a final prevista para 24 de junho.