A CBF divulgou a lista atualizada dos clubes detentores do Certificado de Clube Formador (CCF). Após cumprir com uma série de exigências da confederação, o Juventude foi novamente reconhecido como “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”. O documento divulgado atesta, mais uma vez, a excelente infraestrutura do futebol de base alviverde.
O certificado é válido por mais um ano. Ele se baseia na Lei Pelé, que tem como objetivo garantir os direitos trabalhistas dos atletas de base e qualificar o processo de formação e desenvolvimento dos jovens. Para o clube, o certificado garante que atletas entre 14 e 16 anos só possam sair perante indenização, além disso, o documento assegura porcentagens em futuras vendas.
Para garantir o CCF, o Verdão precisou cumprir uma série de exigências, como apresentar laudos emitidos pelo corpo de bombeiros, vigilância sanitária e prefeitura, que regularizam as dependências do CT e do Estádio Alfredo Jaconi, incluindo alojamentos; apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos de cada categoria; comprovar a participação em competições oficiais; apresentar o programa de treinamento, os objetivos e metodologias de cada categoria, além das atividades escolares e comprovar assistência educacional e médica (psicológica, médica e odontológica).
Ao todo, 26 clubes receberam o certificado, sendo 15 da Série A. No Rio Grande do Sul, além do Juventude, apenas Grêmio e Inter foram reconhecidos como clubes formadores. Para a elaboração do manual, que apresenta a estrutura do clube à CBF, o Departamento de Base contou com a ajuda do setor jurídico e de marketing do Verdão.