A cidade de Nova Petrópolis foi confirmada como sede do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos, entre os dias 10 e 19 de novembro de 2023. Serão 32 seleções nacionais presentes, com a disputa simultânea nos naipes feminino e masculino.
Na tarde da segunda-feira (19), o prefeito Jorge Darlei Wolf, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e o diretor do departamento de Atividades de Educação Desportiva, Luiz Port, realizaram uma reunião em Caxias do Sul para definir os próximos detalhes da organização do Mundial. A comitiva de Nova Petrópolis foi recebida pelo secretário municipal de esporte e lazer, Gabriel Citton, pelo diretor Mauro Amâncio da Silva, o Mauro Caxias, e pelo gerente Vinícius Piazza.
Mauro tem forte ligação com o futsal para surdos, tendo sido o técnico da seleção brasileira masculina nas duas edições anteriores do Mundial, na Tailândia (2015) e na Suíça (2019). Foi através da intermediação dele e de sua relação com Luiz Port, o Gringo, ex-técnico da equipe de vôlei da UCS na disputa da Superliga, que Nova Petrópolis foi escolhida como cidade-sede para a competição. Também foram considerados fatores como os bons indicadores de segurança pública e o fato de Nova Petrópolis ser uma cidade turística, com localização estratégica entre Gramado, Caxias do Sul e Porto Alegre.
— O Mauro é um dos principais encarregados pela organização do evento. Como já fizemos vários trabalhos juntos e ele conhece bem a estrutura de Nova Petrópolis, fomos indicados como uma das opções para receber o próximo Mundial — explica Luiz Port.
Além do Brasil, Portugal, Espanha e Argentina estavam na disputa para receber o Mundial de 2023.
— É muito difícil essa competição sair do eixo Europa-Ásia — destacou o secretário Gabriel Citton.
— É uma conquista imensa, reflexo do trabalho e da competência dos nossos profissionais da área da Educação e do Desporto, e também do Turismo. A escolha nos deixa extremamente honrados e felizes. O 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos será um momento que entrará para a história de Nova Petrópolis — afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.
Em um dos próximos passos nos preparativos para a competição, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto fará a análise dos ginásios existentes no Município. Conforme informações preliminares, existem duas quadras com medidas oficiais que poderão servir para os jogos.