Ceará e Cerezo Osaka sacramentaram nesta quinta-feira (25) a venda do zagueiro Tiago Pagnussat ao clube japonês por 200 mil dólares (cerca de R$ 1,13 milhão na cotação atual). Por ter sido atleta do Caxias entre 2012 e 2014, o clube tem direito a aproximadamente 1% do valor, conforme o mecanismo de solidariedade da FIFA.
A cada transferência internacional de um jogador, o clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores envolvidos. Esse percentual, contudo, é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e 23 anos de idade. No caso de o atleta ter ficado até menos que um ano, a equipe ainda assim tem direito ao valor proporcional ao período.
Pagnussat atuou no Caxias no período em que completou 22 e 23 anos. Conforme o regulamento da FIFA, o clube tem direito a 0,5% por cada ano, totalizando assim 1%. Portanto, o clube grená receberá R$ 11,3 mil pela transferência.
O clube japonês, inclusive, já havia anunciado o acerto com o atleta no final do ano passado, mas o Ceará aguardava a liberação de visto de trabalho no país asiático e o pagamento para sacramentar a negociação.
Tiago Pagnussat atuou em 57 partidas pelo Caxias e marcou sete gols. Em 2014, ele foi negociado com o Atlético Mineiro.