Dentro de alguns dias, Juventude poderá contar com um reforço caseiro para a sequência do Campeonato Gaúcho. O polivalente Samuel Santos está totalmente recuperado da grave lesão no joelho que teve no ano passado, e em breve pode se tornar uma alternativa para o time de Marquinhos Santos.
O último jogo de Samuel Santos pelo Verdão foi em outubro, contra o Brasil-Pel, pela Série B. Em preparação para o jogo seguinte, ele teve uma lesão no menisco e passou por cirurgia no local. Em 1º de março, quando completou quatro meses da operação, o jogador de 30 anos voltou a treinar com os demais companheiros do grupo alviverde.
— Ele já está liberado para tudo, está apto. Mas o que falta para ele? A parte física está boa, mas falta condicionamento de jogo. Acredito que na próxima semana ele possa ter uma condição melhor. Antes disso, ele passou por um período de transição, de recuperação física. Mas agora não tem mais nada que impeça ele de jogar — explica Gian Oliveira, preparador físico do Juventude.
Para recuperar o ritmo de jogo, o plano ideal para o atleta seria a realização de jogos-treino ou atividades contra as categorias de base. No entanto, diante de um calendário com duas partidas por semana e o cenário de pandemia, ele deve começar figurando no banco de reservas e, aos poucos, ganhar oportunidades, caso Marquinhos Santos queira utilizá-lo.
Em 2020, Samuel Santos atuou em 23 partidas e marcou dois gols. Com Marquinhos Santos, foi utilizado na maioria das vezes como lateral-direito. Com a chegada de Pintado, passou a ser mais observado no meio-campo ou até como atacante, como na partida contra o Oeste, em Barueri, em que marcou um dos gols da vitória.