A ressaca do Caxias após a eliminação na Copa do Brasil não durou mais do que quatro dias. Neste domingo (21), a equipe grená venceu o Esportivo por 2 a 1, no Estádio Centenário, pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho. Com um belo gol em cada tempo, uma bicicleta de Giovane Gomez no primeiro e um chute de longe de Gustavo Ramos no segundo, a equipe do técnico Rafael Lacerda se impôs e manteve a invencibilidade no Estadual — Michael descontou no minuto final do jogo.
Por outro lado, o Esportivo, na estreia do técnico Rogério Zimmermann, segue na zona do rebaixamento, apenas com a vitória na estreia. Na próxima rodada, o Caxias viaja a Porto Alegre para enfrentar o Inter, na quarta-feira (24), enquanto o alviazul vai a Ijuí, onde encara o São Luiz, na quinta-feira (25).
O jogo não era bom. Além da marcação forte de ambas equipes, a falta de qualidade era evidente em passes errados e tentativas frustradas de lado a lado. Por meia hora, raros lances chegavam na grande área, Marcelo Pitol e Anderson praticamente não trabalharam além de cobrar tiros de meta e o jogo precisaria melhorar muito para ser considerado ruim.
Mas, na imensidão da pobreza do futebol apresentado no Centenário, veio o oásis de qualidade aos 30 minutos. Após escanteio cobrado por Eduardo Diniz, da esquerda de ataque, Thiago Sales ajeitou para o meio, mas a bola ficou alta para o cabeceio de Giovane Gomez. O centroavante, porém, puxou uma linda bicicleta, da risca da pequena área, para abrir o placar: 1 a 0 para o Caxias em um gol de placa.
A partir do gol, o Caxias começou a chegar um pouco mais. Aos 36, Diogo Oliveira arriscou e levou perigo a Anderson. Três minutos depois, Eduardo Diniz cobrou falta, a bola desviou na barreira e foi pela linha de fundo.
A principal chegada do Esportivo só veio aos 45. A tentativa de ataque alviazul foi interceptada pela defesa grená, a sobra ficou para Michael, mas a finalização foi para fora.
No segundo tempo, o Caxias começou tentando resolver a partida. Aos quatro minutos, Diniz cobrou falta da esquerda, Guilherme Mattis antecipou a marcação e tocou de cabeça, mas por cima do gol.
Aos seis, depois de troca de passes pela direita, a bola chegou para Bruno Ré. Com a perna direita, o lateral-esquerdo acabou errando na finalização e chutou por cima do gol.
O empate do Esportivo esteve perto aos 16. Itaqui cobrou falta fechada e Pitol teve que dar um tapa salvador para afastar o perigo. Aos 24, foi a vez do Caxias quase fazer. Eduardo Diniz cobrou falta, buscando o ângulo esquerdo, e a bola passou raspando o travessão.
O Caxias seguia melhor. Aos 26, Giovane Gomez recebeu, girou e chutou para defesa segura de Anderson. E não demorou muito para o triunfo grená ser consolidado. Aos 30, Gustavo Ramos recebeu na intermediária, arriscou de longe e encontrou um belo chute no canto direto de Anderson: 2 a 0 para o Caxias.
Na reta final do jogo, aos 48, Michael ainda tentou descontar em cobrança de falta, mas Pitol salvou. Aos 51, não deu para o goleiro do Caxias e o jogador do Esportivo conseguiu fazer. Mas a vitória do Caxias por 2 a 1 estava garantida.
Ficha técnica
Caxias 2x1 Esportivo
Campeonato Gaúcho - 5ª rodada
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Data: 21/2/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol, Eduardo Diniz (Argenta, 42'/2°), Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Marlon e Diogo Oliveira (Mateuzinho, 28'/2°); Jhon Cley (Gustavo Ramos, 18'/2°), Mazola (Milla, 18'/2°) e Giovane Gomez (Vidaletti, 43'/2°). Técnico: Rafael Lacerda
ESPORTIVO
Anderson, Itaqui, Igor, Junior Alves e Michael; Mateus Norton, Lucas Hulk (Rennan, 30'/2°), Mateus Santana (Warlei, 12'/2°) e Juninho Tardelli; Daniel Cruz (Emerson, 24'/2°) e Wesley Pacheco (William, 30'/2°). Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Giovane Gomez (C), aos 30min do primeiro tempo, Gustavo Ramos (C), aos 30min, e Michael (E), aos 51min, no segundo tempo.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por José Eduardo Calza e Fagner Bueno Cortes.
Cartões Amarelos: Guilherme Mattis, Matheuzinho (C), Junior Alves, Igor, Daniel Cruz (E)
Cartão Vermelho: Junior Alves, expulso direto (E)