Para atender essas demandas estruturais, o Juventude tem investido em reformas no Estádio Alfredo Jaconi. Uma das principais mudanças será no gramado do estádio, e as obras já estão em ritmo acelerado. A primeira parte deste processo é a substituição do sistema de irrigação.
A troca do gramado do Jaconi será realizada em quatro fases: Irrigação, retirada da grama atual, aeração e colocação de areia e plantio da grama nova. Nesta primeira fase do processo, foram feitas as trocas da tubulação, das válvulas e dos aspersores. Além da instalação de um equipamento novo e mais moderno, foram criadas novas linhas, passando de cinco para nove setores, fazendo com que se tenha uma irrigação mais abrangente e uniforme.
O sistema irá auxiliar no plantio do gramado novo, já que a água tem papel fundamental no enraizamento adequado. Com a grama pronta, a irrigação trabalha a umidade do solo, deixando-o em condições ideais em períodos de grande estiagem.
Todo processo da troca do gramado será completamente finalizado até maio. Assim, o Estádio Alfredo Jaconi estará em condições de receber os primeiros jogos do Verdão na Série A do Campeonato Brasileiro.