O Juventude apresentou um reforço para a sua comissão técnica na temporada 2021. Eduardo Barros, de 35 anos, chega para trabalhar junto com o técnico Marquinhos Santos e Lucas Zanella, outro auxiliar. Inclusive o profissional já participou do treinamento desta quarta-feira (10), no CT do clube.
— É uma excelente oportunidade de trabalho. Após a saída do Athletico-PR, fiquei aproximadamente três meses sem clube. Tive inúmeras conversas, mas nenhuma me atraiu como a do Juventude. Ser um dos 20 auxiliares-técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro é uma grande oportunidade — comentou o novo auxiliar alviverde.
Barros é considerado um dos profissionais mais promissores do país e, recentemente, realizou trabalhos de destaque nas categorias de base e na equipe principal do Athletico-PR, onde foi técnico interino durante o Brasileirão 2020. E partir dessa experiência na Primeira Divisão que ele pretende colaborar com o Verdão.
—Eu venho de diferentes experiências na Série A do Brasileirão. Esse conhecimento me dá muita clareza do nível de jogo que vamos enfrentar e o quanto vamos precisar de uma equipe competitiva para suportar toda a temporada. Eu acredito em um trabalho coletivo. A grande liderança sobre o trabalho é do Marquinhos, e eu sirvo a ele e ao grupo de jogadores, seja com participação nos trabalhos de análise de jogo, na construção e aplicação das sessões de treinamento ou no suporte estratégico no plano de jogo que será estabelecido — disse Eduardo Barros.
Natural de Campinas, Eduardo é formado em Educação Física pela Unicamp e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Em 2008, em um dos primeiros trabalhos da carreira, desempenhou as funções de auxiliar, analista e técnico na base do Paulínia (SP), onde permaneceu por quatro temporadas. Em 2012, chegou ao Novorizontino, onde foi auxiliar técnico da base e do profissional. Em 2014, teve rápida passagem pelo Athletico, comandando a categoria sub-13.
Já em 2015, pelo Coritiba, Eduardo Barros assumiu o comando técnico da equipe sub-19 e a função de coordenador da base. Entre 2016 e 2017, foi auxiliar do time profissional do Osasco Audax. Ele retornou ao Furacão em 2018, para trabalhar como técnico do sub-20 e, posteriormente, auxiliar de Fernando Diniz no profissional. Em 2020, Eduardo foi treinador do elenco sub-23, levando a equipe até a fase quartas de final do Paranaense. A partir desta etapa da competição, a equipe profissional, comandada por Dorival Júnior, assumiu e acabou campeã.
Barros assumiu interinamente a equipe principal do Athletico-PR em duas oportunidades. Em 2019, após a saída de Tiago Nunes, o profissional comandou a equipe em oito partidas, com cinco vitórias e três empates. Já em 2020, no lugar de Dorival Júnior, foram 14 jogos, tendo quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas.