Depois de um confronto complicado contra o Corinthians, mas que acabou vitorioso, o KTO/Caxias do Sul Basquete tem mais um jogo de muita dificuldade neste sábado (13). A partir das 11h, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo-SP, a equipe gaúcha enfrenta o Pinheiros, no encerramento da segunda bolha do returno da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB).
Até agora, o ginásio do Corinthians tem sido uma espécie de casa emprestada para o Caxias Basquete. Das quatro vitórias do time gaúcho no NBB, três foram no Parque São Jorge. Um triunfo contra o Pinheiros terá vários significados para a equipe.
Se vencer neste sábado, a equipe caxiense conseguirá mais do que a primeira sequência de duas vitórias consecutivas na competição. Na tabela, o Pinheiros aparece no 12º lugar, no limite da zona de classificação aos playoffs, com seis vitórias. Em 14º, o Caxias Basquete precisa ganhar para não deixar um rival direto se distanciar ainda mais.
No entanto, o técnico Rodrigo Barbosa não joga toda a responsabilidade para essa partida.
— Esse campeonato já sabemos que é muito equilibrado, temos visto isso. Todos os times têm chance de vitória em todos os jogos. A ideia é que a gente possa fazer o maior número de vitórias possível. Então não pensamos como um adversário direto, mas mais uma vitória que podemos conquistar — afirma Barbosa, prevendo um confronto sem facilidades:
— Um jogo difícil. Perdemos para eles no primeiro turno no detalhe, em uma partida bem apertada.
De fato, no confronto da primeira parte do campeonato o jogo foi parelho. Mesmo que os paulistas tenham mantido a frente em quase toda partida, o Caxias Basquete lutou até o fim e acabou derrotado por 79 a 72.
Para vencer este jogo, não será mais fácil. Pelo contrário. Com os armadores Nico Ferreyra — lesionado — e Matheus Eugeniusz — suspenso — sem poder jogar, quem entrar em quadra precisará doar novamente o dobro para compensar as ausências.
— A questão de estar sem os dois armadores tem dificultado muito a nossa maneira de jogar. Tem sido necessário uma adaptação grande. Mas conseguimos isso no jogo contra o Corinthians, esperamos repetir essa apresentação contra o Pinheiros e sair com uma vitória. Aí sim, chegar bem perto da zona de classificação, para depois, na bolha de Mogi, definitivamente entrar nessa zona — concluiu Barbosa.