Para conquistar sua quarta vitória na edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta quarta-feira (10), o KTO/Caxias do Sul Basquete precisou ser guerreiro até o final. Sem armador disponível na equipe, o técnico Rodrigo Barbosa precisou usar a criatividade com as poucas opções no grupo para conseguir uma sofrida vitória sobre o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.
O triunfo, por 79 a 78, foi o segundo do time da Serra sobre o alvinegro na competição, o primeiro do Caxias no turno e mostrou a dedicação e empenho dos atletas que entraram em quadra.
Dos sete jogadores utilizados por Barbosa, quatro fizeram mais de 10 pontos. O cestinha do time foi Antônio, com 20 pontos, enquanto Túlio da Silva fez 16, Eddy, 15, e Pedro Teruel somou 14. Nos rebotes, Shilton mais uma vez deu show e pegou 11 sobras — três ofensivas e oito defensivas.
No próximo sábado (13), também no ginásio do Corinthians, o Caxias Basquete encara o Pinheiros, em um confronto que ganha ainda mais importância depois da vitória desta quarta-feira.
O jogo
Mais uma vez sem Nico Ferreyra, com fratura na mão, e com o desfalque de Eugeniusz, que recebeu uma suspensão por uma expulsão ainda no primeiro turno, o Caxias precisou se reinventar. Ainda assim, a equipe gaúcha conseguiu manter o equilíbrio durante todo o primeiro quarto. Com boa atuação de Antônio e Túlio da Silva, com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra e combinando para 13 pontos, a vantagem corinthiana no período não ultrapassou os quatro pontos. E foi essa distância que fechou os 10 minutos iniciais a favor do Timão, com 24 a 20.
No segundo quarto, o time do técnico Rodrigo Barbosa esteve determinado a buscar o placar. Com Pedro Mendonça convertendo os nove pontos que tentou, o Caxias precisou de apenas quatro jogadores para fazer 25 pontos no período, contra 20 do Corinthians e ir para o intervalo com o placar igualado em 45 a 45.
Na volta dos vestiários, o equilíbrio se manteve. Ainda assim, Caxias do Sul conseguiu abrir sete pontos de vantagem, quando o placar apresentava 55 a 48. O Corinthians até conseguiu uma recuperação e empatou novamente. Só que no último ataque, Shilton fez cesta de dois e colocou a equipe gaúcha na frente do terceiro quarto, com 15 a 14 no período e 60 a 59 na parcial.
No último quarto, contudo, a falta de opções para rodar a equipe, somada com o grande número de jogadores pendurados com quatro faltas, fizeram com que Rodrigo Barbosa precisasse manter alguns de seus principais jogadores por mais tempo no banco de reservas.
Além disso, três arremessos de três convertidos pelo Corinthians fizeram o time da casa — mesmo com mando do Caxias Basquete — retomar a dianteira.
Mas o Caxias Basquete mostrou-se guerreiro. Faltando 49 segundos para acabar o confronto, o Corinthians vencia por três pontos. Antônio, converteu mais dois lances livres e diminuindo a vantagem do alvinegro para apenas um ponto.
Mesmo com Antônio e Pedro Teruel pendurados, a defesa do Caxias do Sul Basquete foi preciso na primeira defesa. No ataque, Teruel converteu mais dois pontos e recolocou o time gaúcho na frente, faltando 17 segundos. O Corinthians teve o último ataque, Siewert recebeu livre para a bola de três, mas errou. O rebote, mais uma vez, ficou para o Caxias — 19 a 19 no quarto — e a segunda vitória sobre o Timão confirmada por 79 a 78.