“É o meu coração verde e branco em listras verticais”. Esse é um dos versos que o músico caxiense Rafa Gubert cantou para homenagear o acesso do Juventude à Série A do Campeonato Brasileiro, garantido em cima do Guarani na noite de sexta-feira (29). A emoção da vitória fez o cantor buscar o violão e interpretar a música composta em 2008 que tradicionalmente toca em jogos do Papo no Estádio Alfredo Jaconi. O vídeo, postado nas redes sociais de Gubert, tem dezenas de curtidas e comentários.
A música foi apresentada pela primeira vez em 2008 pela dupla Rafa Gubert e Tita Sachet, quando o Juventude voltou a jogar na casa jaconeira depois de ter utilizado o Estádio Centenário, do rival Caxias, devido à troca de gramado. Ainda em êxtase neste sábado (30), Gubert conta que sequer dormiu à noite. O retorno à principal divisão do futebol brasileiro é a realização de um sonho do juventudista desde criancinha.
— Eu tinha que, de alguma maneira, mostrar minha felicidade por tudo que essa diretoria, esse grupo de jogadores fizeram por nós. Foi um dia muito, muito, muito especial para os juventudistas. Os que estão aqui e os que já se foram. Essa vitória me fez lembrar meu pai, meu avô — conta Rafa, que por parte do avô paterno tinha apenas a exigência de crescer torcedor do Juventude.
A expectativa do músico agora é pelo desempenho do Papo na nova jornada. Como bom torcedor, é claro que ele tem um palpite do que deve ser feito:
— Num primeiro momento, tem que fazer um time para permanecer, sem grandes loucuras. Um time forte, cascudo para ficar na série A — comenta.