O Juventude está próximo, como nunca esteve após a queda, de retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. O time alviverde desfilou entre os clubes da elite do futebol brasileiro durante 13 anos — de 1995 a 2007. Agora, 14 anos depois, poderá reingressar neste seleto grupo dos 20 grandes do Brasil. Na sexta-feira (29), às 21h30min, o Verdão encara o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Uma vitória garante o feito sem depender de qualquer outro resultado paralelo.
Subir para a primeira divisão novamente seria reescrever a história. Certamente, seria uma mudança de patamar para o clube que já esteve lá e depois afundou nas divisões inferiores. Porém, o que significa isso em números para o Juventude? Quanto vale o acesso para a Série A?
Na Série C, em 2019, o orçamento do Juventude era de R$ 8 milhões. Na Série B, no ano seguinte, chegou aos R$ 17 milhões. Se confirmar a vaga na Série A, esse valor poderá ser mais do que o dobro.
— Tem muito comentários de cota de TV. A gente não tem nada confirmado, mas sabemos que são valores bem maiores e interessantes, e que trariam bastante tranquilidade para resolvermos questões e fazermos investimento no nosso Centro de Treinamento. Com certeza, se nós conseguirmos o sonhado acesso, vamos separar uma parte para resolver questões antigas e uma parte para investimentos no CT e no Alfredo Jaconi. São coisas que ficam para o clube — avalia o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr.
Desde 2019, o futebol brasileiro assumiu um novo modelo para distribuir o dinheiro da televisão. As negociações ainda são feitas por cada clube. No entanto, cada um assina com Globo ou Turner e faz parte de um sistema que distribui a verba de acordo com alguns critérios, que envolve divisão igual de uma porcentagem do valor entre todos os times , número de jogos transmitidos, colocação na tabela e até a audiência dos jogos.
Atualmente, na Série B, o Juventude recebe cerca de R$ 6 milhões de cota da TV. Na primeira divisão, esse valor poderá superar a casa dos R$ 30 milhões. Além disso, a marca do clube ganhará maior relevância pela exposição numa competição de alto nível.
—Nós temos um orçamento que estamos trabalhando, no que temos garantido até agora que é a Série B. Se nós conseguirmos ao final dessa semana esse acesso, teremos que nos debruçar no planejamento, e aí sim estudar e descobrir os valores mais precisos para fazermos um trabalho bom ao longo do ano. O acesso envolve publicidade, exposição, possibilidade de vitrine na principal competição nacional. São coisas atreladas com a Série A — finalizou o presidente alviverde.