A festa da torcida do Juventude, iniciada logo após o apito final do jogo em Campinas, com a confirmação do retorno à Série A, teve um novo e emocionante capítulo neste sábado (30). Eram 12h40min quando os dois veículos trazendo os jogadores, comissão técnica e staff do clube alviverde se encontraram com os jaconeros, que se reuniram nas proximidades do Martcenter Shopping, em um dos acessos de Caxias do Sul, para a primeira grande celebração com o time que conquistou uma vaga na elite do futebol nacional em 2021.
Por ali, antes mesmo da chegada dos atletas, o sentimento da papada era de êxtase. Fogos de artifício, buzinaço e celebração. Muitos se reencontravam na comemoração após mais de nove meses sem poder frequentar o estádio e torcer pelo time do coração. Para outros, a ficha ainda parecia não cair e as lágrimas se misturavam com os gritos de "É Série A".
Desde o primeiro contato e na sequência do trajeto, ao percorrer as principais ruas da cidade até o Estádio Alfredo Jaconi, a delegação foi acompanhada por uma carreata que reuniu centenas de veículos, com torcedores tremulando as bandeiras pelas janelas e extravasando a felicidade pela conquista após 14 anos longe da Primeira Divisão. Houve também quem preferiu aguardar em pontos específicos da cidade, como a Praça Dante Alighieri, para comemorar com o time. Em todas as situações — e algumas, obviamente, geraram aglomerações — várias pessoas não utilizavam máscara, desrespeitando os protocolos sanitários por conta da pandemia do coronavírus.
O ponto alto da festa ocorreu na chegada ao Alfredo Jaconi, quando o caminhão que trazia os integrantes da equipe parou ao lado do estádio e comemorou com um grande contingente de torcedores, todos já fora dos carros. Emocionados, o presidente Walter Dal Zotto Jr. e o vice Osvaldo Pioner eram dois dos mais festejados.
— Foi com sofrimento? Foi. Mas estamos na Série A — gritou o presidente ao agradecer a torcida.
O técnico Pintado era outro que, de fato, demonstrava toda a sua felicidade e euforia com a conquista. Em certo momento, pegou um bandeirão do clube, desceu do caminhão e puxou o grito de guerra da torcida. Na sequência, novamente do alto do veículo, pegou o microfone para deixar sua mensagem:
— Nós, todos nós, Jaconeros, somos Série A.
Foi um reencontro marcada pela emoção. Por um pedido do clube, a torcida não ingressou no estacionamento do estádio, onde estavam apenas familiares dos atletas e dirigentes. Agora, para o torcedor, fica a expectativa dos grandes jogos da Série A e, quem sabe, pela sua volta ao Jaconi a partir do maior controle da disseminação da covid-19.
Confira abaixo, algumas imagens da comemoração dos Jaconeros pela cidade: