O quanto representa o iPhone para a história? Você lembra o quanto cantou esses versos: you can stand under my umbrella, Ella, ella, eh, eh, eh, under my umbrella? Ou esses: Entre razões e emoções a saída é fazer valer a pena? Era o ano em que Luís Inácio Lula da Silva iniciava seu segundo mandato como presidente do Brasil. Quem já estava no mundo online perdia muito tempo em comunidades do Orkut ou com a revolução da mensagem instantânea, o Windows Live Messenger.
Lembra que era possível ingressar já com status de “ocupado”, que era para que qualquer um te chamasse para “tc” – a sigla para teclar, que em outras palavras era conversar por meio online. Mas o que a cantora Rihanna, a banda Nx Zero, Lula, Apple, Microsoft, Google tem a ver com o Juventude? Simples, eles eram alguns dos destaques do mundo em 2007, na última vez que o clube alviverde esteve na elite do futebol nacional.
A bem da verdade é de que existiram dois grandes fatos para o mundo e para o Brasil naquele ano. No dia 9 de janeiro, Steve Jobs apresentaria o aparelho eletrônico que iria revolucionar as nossas vidas: o iPhone. A primeira versão do smartphone era muito mais simples, mas fez com que as concorrentes corressem atrás para evoluir a tecnologia. Hoje, qualquer celular é melhor do que boa parte dos computadores daquele 2007.
Só que também há o lado trágico. No dia 17 de julho, o Brasil vivia uma das maiores tragédias da sua história. O acidente do voo TAM 3054 matou 199 pessoas, e muitos eram gaúchos. Entre eles, o ex-presidente do Inter, Paulo Rogério Amoretty.
O Juventude de 2007
O 2007 do Juventude não começou tão triste quanto encerrou. Era janeiro e a torcida vivia a expectativa de uma parceria do clube com a Red Bull, que faria a Parmalat ser algo mediano. Desde então, muitos boatos e histórias ficaram no ar. Houve quem viu até pintarem o símbolo da empresa que hoje é dona do Bragantino na ferradura Sul ou quem afirme que a parceria não se deu pela mudança do nome e das cores do clube. O fato é que a visita de empresários no dia 17 de janeiro daquele ano terminou só em expectativas não correspondidas.
Dentro de campo, o ano começou promissor. No Gauchão, o Ju comandado por Ivo Wortmann terminou líder do seu grupo e chegou à final do Estadual – que também teve uma expectativa por ser decidido em clássico Ca-Ju, só esqueceram de combinar com o Grêmio. Na final, diante do Tricolor, o primeiro jogo terminou em um incrível 3 a 3, no Alfredo Jaconi. Só que na volta, o domínio foi todo do clube da Capital. Sob o comando de Tcheco, que fez dois gols, o Grêmio fez 4 a 1.
No segundo semestre, desandou tudo. O clube não se encontrou fora de campo e sobrou para dentro das quatro linhas. Passaram pela casamata: Flávio Campos, Cláudio Duarte e Beto Almeida. Mais de 70 jogadores num ano e o rebaixamento foi sacramentado na 37ª rodada. No Maracanã, o time alviverde perdeu para o Fluminense, por 3 a 2, e encerrava o ciclo de 13 anos na elite. O sonho era regressar no ano seguinte, mas a possibilidade mais viva viria apenas agora, em 2021.
Vamos viajar no tempo
:: Lula no segundo mandato: o petista (C, na foto) havia ganho a eleição de Geraldo Alckmin (PSDB) e assumiu seu segundo mandato em 1º de janeiro. Era o início de um ciclo de quatro anos, onde o presidente acabaria com 87% de aprovação em 2010.
:: iPhone: no dia 9 de janeiro, o norte-americano Steve Jobs apresentava a sua revolução: o iPhone. Ele só iria ser comercializado em junho daquele ano, mas era o início de uma revolução. Ainda com tecnologia 2G e câmera de 2 megapixels, virou febre e sonho de consumo. Teve até gaúcho que comprou nos Estados Unidos o aparelho, que no Brasil ainda não funcionava como sua função primordial, um telefone.
:: Google Street View: outra revolução tecnológica da época. Era possível andar e ver como eram as principais cidades do mundo. Hoje, são poucas as cidades que não possuem essa disponibilidade. Assuma, você já usou muito essa ferramenta para encontrar algum destino.
:: As redes sociais: a Microsoft apostava todas as suas fichas na evolução do MSN, e lançava naquele ano o Windows Live Messenger. O nome nunca pegou, mas foi uma revolução para a época. Nas outras frentes, participávamos de comunidades no Orkut, trocávamos depoimentos e “sraps”. Ainda tínhamos redes que perdiam a força, os chats em portais, o Mirc, entre outras. O mundo começava a girar todo na internet e quem está na casa dos 25 a 30 anos, conhece muito bem essas redes.
:: Pré-sal: a Petrobrás confirmou em novembro a descoberta de uma bacia gigante de gás natural e petróleo no litoral de santos. Era a confirmação do pré-sal, havia sim riqueza abaixo das camadas rochosas no oceano brasileiro e que se tornavam a promessa de que o Brasil seria um dos países mais ricos do mundo. Nem tudo saiu como o esperado.
:: Tragédia: voo TAM 3054, que havia saído de Porto Alegre e pousaria no aeroporto de Congonhas, acabou numa das maiores tragédias brasileiras. A aeronave não freou, um dos manetes estava em posição de aceleração, e acabou passando a pista e explodindo no prédio da própria empresa. O acidente vitimou 199 pessoas.
:: Brasileirão: o campeonato foi vencido pelo são Paulo. Ainda assim, o principal fato do certame não esteve com o tricolor paulista ou com o rebaixamento do Ju. Naquela temporada, o Corinthians acabou na 17ª colocação e também teve o descenso confirmado para Série B. Além disso, o América-RN fez a pior pontuação na história dos pontos corridos – iniciado em 2003 –, somando só 17 pontos em 38 rodadas.